O prefeito Barjas Negri e o secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, inauguraram ontem (10) a unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do Jardim Astúrias, instalado na rua João da Cunha Raposo, nº365. Esta unidade será responsável pelo atendimento de mais de 3.600 pessoas.

Antes de descerrar a placa de inauguração, o presidente da associação de moradores, Oldemar Pinheiro, agradeceu ao prefeito e ao secretário Fernando a implantação da unidade do PSF, discutida com a comunidade durante a campanha eleitoral. Ele ainda falou das conquistas para o bairro nesta administração, que dão melhor qualidade de vida aos moradores.

Fernando disse que a instalação da unidade e a ampliação do número de equipes são compromissos do governo. Outras serão implantadas até o final deste ano, melhorando o atendimento à população nos bairros. Finalizou pedindo que a comunidade ajude na conversação e para evitar a depredação do imóvel.

Barjas Negri disse que a Prefeitura implantou mais 5 equipes de PSFs, totalizando 25, o que possibilita atendimento de mais de 100 mil pessoas. Até o final deste ano, ele pretende viabilizar mais 5. Para o prefeito, o PSF é mais um caminho para levar mais saúde à população.

A unidade do Jardim Astúrias dispõe de consultórios, salas de enfermagem, inalação e recepção. Esta totalmente equipada para abrigar a equipe de PSF: um médico generalista, um enfermeira, duas auxiliares de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde.

O Programa Saúde da Família reafirma o compromisso com a saúde e não com a doença, porque promove a descentralização do atendimento levando médicos, enfermeiros e auxiliares para perto da população, por meio do trabalho dos agentes comunitários de saúde que fazem o elo com a comunidade.

A entrega do PSF do Astúrias marca o início da inauguração de outras quatro unidades com abrangência nas comunidades do Jardim das Flores (região da Vila Cristina), Serra Verde/Água Branca (região dos Jardins Serra Verde/Oriente), Jardim Paineiras (região do bairro São Jorge) e IAA (região de Santa Teresinha). (Por MAR Mtb. 17063)