O Procon divulgou hoje (10) balanço das solicitações recebidas em 2005. Houve 15.248 solicitações. A área de produtos liderou o número de consultas e reclamações seguidas da área de prestação de serviço.

A área de produtos diz respeito a tudo o que se relaciona com propaganda enganosa, compra de aparelhos com defeito, recusa da troca de mercadoria, etc. Houve 4.335 consultas pessoalmente ou por meio de telefone. A área de prestação de serviço recebeu 4.279 consultas durante o ano passado e a área que engloba assuntos diversos recebeu 3.171consultas.

Sérgio Setten, diretor do Procon, informou que 95% dos casos foram resolvidos sem a necessidade de se promover audiências. Em 2005, 95 reclamações tornaram processos internos e necessitaram de audiência. Totalizando as solicitações de fevereiro até dezembro, o Procon recebeu 15.248 reclamações, média de 1.270 por mês. A meta do Procon para este ano é diminuir ainda mais o número de casos que necessitam audiência.

Nas ações de fiscalização, o Procon realizou 203 diligencias livres e 76 feitas a partir de denuncias. Destas, 38 estavam regulares e 38 irregulares.

O Procon atende pessoalmente no andar mezanino da Prefeitura, à rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2233 ou pelo telefone 151 de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.