Foto: Adilson F. CardosoOferecer mais comodidade e qualidade para os piracicabanos. Esta é o objetivo da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Piracicaba, que será inaugurada na próxima sexta-feira, 18, na Avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.000, Paulista. O evento contará com a participação do prefeito Barjas Negri, do secretário de Saúde, Fernando Cárdenas, vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades da cidade.

Para o secretário municipal da saúde, Fernando Cárdenas, a nova sede é mais uma conquista para o município. “A nova unidade tem condições de abrigar, em condições adequadas, os plantonistas que estiverem a trabalho”, disse. O secretário lembrou ainda os investimentos feitos no ano passado em novas ambulâncias e na manutenção dos veículos utilizados para transporte de pacientes para tratamento em outros municípios.

Para a construção da unidade, foram investidos cerca de R$ 500 mil com a execução de projeto adequado, compra de móveis e equipamentos. Segundo Cárdenas, a nova sede do SAMU conta com área construída de 650 metros quadrados separados da seguinte forma: Salas para administração, Central de Regulação de Vagas Municipais, sala de espera, dormitórios masculino e feminino para plantonistas, vestiários, sala específica para treinamento, sala para coordenação e abrigo desenvolvido para desinfecção e estacionamento as ambulâncias.

Criado em 2004, o SAMU de Piracicaba atende, em média, 30 mil pessoas/ano no município e micro-região. Para o prefeito Barjas Negri, a construção da nova sede, além de beneficiar médicos e enfermeiro, a unidade favorecerá também toda população. “O SAMU foi criado para salvar vidas, para evitar seqüelas e também diminuir o número de internações em hospitais. E isso aqui é o resultado de um trabalho sério de priorização da saúde”, afirmou.

O prefeito disse ainda que nova sede e reforça a importância de um trabalho conjunto. “A sede do SAMU foi mais um compromisso com a cidade. Cumprimos mais uma tarefa que é trazer mais qualidade e comodidade a este serviço essencial à população”, ressaltou. Ele acrescentou que, desde o início da gestão, o SAMU sempre foi uma prioridade, com a proposta de melhorar cada vez mais o trabalho realizado.

Atendimento

O Samu conta hoje com oito ambulâncias para atender toda a população piracicabana. A equipe é composta por 76 profissionais, entre eles, condutores (socorristas), técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e coordenadores, que trabalham em prol da saúde de toda a população.

Em 2008, o SAMU de Piracicaba realizou mais de 30 mil atendimentos. Além de Piracicaba, a o Serviço atende municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde 10 como: Saltinho, Rio das Pedras, São Pedro, Água de São Pedro, entre outros.