O governador do Estado, Geraldo Alckmin, ratificou ontem (9) a criação em Piracicaba do Comando de Policiamento do Interior da Polícia Militar. Em audiência com o prefeito Barjas Negri e o deputado Mendes Thame, Alckmin assinou projeto de lei complementar que extingue e cria 560 cargos na PM do Estado, o que viabiliza o CPI de Piracicaba.

Barjas e Thame discutiram com o governador algumas reivindicações de Piracicaba, como melhoria na questão da segurança pública. O problema para a criação do CPI foi a falta de cargos de alto escalão para o seu comando. Com a aprovação do projeto, Alckmin pretende criar o CPI por decreto, o que agiliza a sua implantação na cidade.

A proposta do CPI foi cogitada no ano passado, entregue ao governador em discurso na praça José Bonifácio, antes da inauguração da duplicação da Rodovia do Açúcar, no trecho entre a Rodovia Luiz de Queiroz e o trevo de acesso a Rio das Pedras. Como o CPI de Campinas atende a uma região muito grande, a reivindicação do prefeito Barjas e do deputado Thame foi de desmembrá-lo, criando na cidade um Comando próprio para esta região.

Há expectativa, segundo o prefeito, de que ainda neste semestre o governador crie o CPI de Piracicaba, o que contribuirá para a melhoria da segurança pública na cidade e região. Barjas e Thame vão pedir o apoio da bancada do PSDB na Assembléia Legislativa na aprovação do projeto de cargos da PM.

INAUGURAÇÕES

A convite de Barjas e Thame, Geraldo Alckmin participará de duas inaugurações na cidade: ampliação do novo Fórum e da duplicação da Rodovia Piracicaba-Saltinho. Agora, depende da agenda do governador.

(Por MAR – Mtb. 17063)