Hoje (26) e amanhã (27), Piracicaba recebe a Unidade Móvel da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, mantida pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo. A previsão é avaliar cerca de 172 pacientes da cidade e região. Somente de Piracicaba são 66 pessoas portadoras de necessidades especiais. A unidade móvel – uma carreta com 18 metros de comprimento por 5 de largura – é totalmente adaptada para funcionar como consultório de avaliação multidisciplinar e reabilitação para pacientes da região já cadastrados na DRS-10 (Delegacia Regional de Saúde), que aguardam avaliação ou fornecimento de órteses e próteses devido a amputações, perda de membros ou outros tipos de deficiência física. Segundo secretário de saúde, Fernando Cárdenas, em Piracicaba a Prefeitura implantou o programa municipal já beneficiou mais de 150 pessoas desde 2005. “Quando colocamos na rotina anual o fornecimento das órteses e próteses reduzimos a espera”, afirmou. Cárdenas lembra ainda que, com a parceira entre município e Estado, o objetivo é zerar a fila de espera com a inclusão dos pacientes da região na rotina da DRS-10. Nesta semana, o prefeito Barjas Negri e o secretário Fernando Cárdenas receberam a visita de representantes da Rede Lucy Montoro e da DRS-10. O objetivo foi de apresentar o projeto e acertar os últimos detalhes da vinda deste serviço social a Piracicaba. O prefeito Barjas disse que “é importante este apoio do Estado para complementar as ações da Prefeitura, beneficiando dezenas de pessoas”. SERVIÇO Centro de Atenção em Reabilitação Especial (CARE) Rua Floriano Carraro, 425 – Nova Piracicaba PROJETO SOCIAL Para o atendimento de qualidade aos pacientes, a Unidade Móvel da Rede de Reabilitação Lucy Montoro realiza o atendimento em três etapas a cada 40 dias. Na primeira visita, os pacientes passam por avaliação dos médicos fisiatras e equipe multiprofissional para a confecção, em oficina na Capital, dos equipamentos sob medida para cada usuário. Na segunda visita, os pacientes fazem a prova dos equipamentos para ajustes. E por fim, na terceira última visita, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro entrega os equipamentos aos pacientes beneficiados. Para que as órteses e próteses sejam perfeitamente ajustadas e os usuários treinados a usá-las, a equipe da Rede de Reabilitação Lucy Montoro contará com apoio de toda equipe técnica do Centro de Atenção em Reabilitação Especial (CARE) passará por nova capacitação. UNIDADE MÓVEL A Unidade Móvel é um caminhão de 15m de comprimento x 2,60m de largura, pesa 20 toneladas, levou três meses para ser montada e adaptada, num trabalho que contou com dez profissionais. Além de elevador hidráulico para atender a pessoa em cadeira de rodas e usuários em maca, a Unidade dispõe de banheiro totalmente adaptado às pessoas com deficiência. Ela possui, ainda, consultório médico, sala de espera e oficina ortopédica composta por salas de prova, de máquinas e de gesso. Sete profissionais da área da saúde fazem o atendimento: dois médicos fisiatras, dois técnicos de órtese e prótese, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional e um enfermeiro. REDE LUCY MONTORO A Unidade Móvel integra a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, que será composta por, no mínimo, seis unidades fixas em diversas regiões do Estado. Já foram lançadas as pedras fundamentais das unidades de Campinas, Marília e São Paulo – essa última com capacidade média de 10 mil atendimentos mensais, garantidos por mais de 200 profissionais especializados. Em breve, devem ser lançadas unidades em outras três cidades paulistas a serem definidas. Todas as unidades devem estar em funcionamento no prazo aproximado de dois anos. O governo do Estado de São Paulo investirá, até 2010, R$ 52 milhões na construção das seis unidades. A proposta da Rede é oferecer condições de empoderamento à pessoa com deficiência física, a fim de que seja efetivamente inserida na sociedade, a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades para pleno acesso igualitário a bens, produtos e serviços disponíveis na sociedade, sempre considerando a realidade à sua volta – eixo condutor também do trabalho da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.