A Prefeitura protocolou dia 18, na Câmara Municipal dos Vereadores, o projeto de concessão administrativa dos seis terminais de ônibus de Piracicaba e dos serviços de transporte coletivo urbano e rural. O objetivo é conceder, pelo prazo de até 25 anos, um contrato entre a Prefeitura e iniciativa privada para a administração do sistema de transporte coletivo. Atualmente o sistema é constituído por um conjunto de linhas de ônibus urbanos e rurais (operado por empresas privadas de transporte coletivo) e pelos Terminais de Ônibus Urbanos, que promovem a integração física e operacional das linhas (administrado, operado e mantido pela Prefeitura). Após estudos técnicos e econômicos, buscando modelos mais adequados ao interesse público e menos dispendiosos à Prefeitura, foi protocolado o projeto, cuja proposta é fazer com que os seis terminais urbanos (Central De Integração, Vila Sônia, Piracicamirim, Pauliceia, São Jorge e Cecap/Eldorado) sejam administrados, operados e mantidos pela iniciativa privada. De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Paulo Prates, a concessão dos serviços à iniciativa privada trará a desburocratização do funcionamento. “Quando um funcionário da Semuttran falta, há dificuldades em encontrar um substituto, o que traz problemas no atendimento à população. Com a iniciativa privada, há maior flexibilidade”, destacou. O secretário de Trânsito também realçou que, com a concessão, a Semuttran poderá focar seus serviços exclusivamente para a melhoria do transporte público. A remuneração dos concessionários será feita pelos próprios usuários do Sistema de Transporte Coletivo, por meio da Câmara de Compensação Tarifária, cuja gestão e fiscalização será exercida pela Semuttran. Os Terminais Urbanos da cidade funcionam diariamente, das 4h50 à 0h10. Recebem 2,8 milhões de passageiros por mês, sendo o Terminal Central de Integração o que recebe maior número de passageiros (cerca de 30 mil por dia). Desde o início do ano estes espaços contam com câmeras de vigilância instaladas pela Semuttran, com o objetivo de auxiliar na segurança, bem como coibir atos de vandalismo e depredação.

Terminais

Média de usuários por dia

Central de Integração

Vila Sônia