A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social receberá, até o final de janeiro, inscrições para o curso de qualificação para cortadores de cana, promovido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Os inscritos serão contratados pelo Grupo Cosan, para a safra deste ano.

Até a tarde de hoje (02), a Secretaria havia registrado 201 inscrições, sendo 128 de homens e 73 de mulheres. De acordo com a supervisora do PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador), Heloisa Regina Duarte Bechtold, a ampliação do prazo de inscrições visa atender o maior número de interessados.

Segundo Heloísa, a idade média dos inscritos é de 25 a 35 anos. “O total de inscritos ainda é um número pequeno diante da oferta de emprego do Grupo Cosan”, lembra a supervisora.

Neste mês de janeiro, os interessados podem procurar o PAT (Rua Alferes José Caetano, 1130 – Informações: 156), das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

Os interessados – homens ou mulheres com mais de 18 anos – devem apresentar o RG e Carteira de Trabalho. Não é exigida escolaridade mínima.

Após a capacitação, o Grupo Cosan pretende contratar os integrantes do curso, aos quais serão garantidos Registro em Carteira de Trabalho com ganho mínimo mensal de R$ 434,00 (salário nominal mais horas de transporte), cesta alimentar, ­50% reembolso e auxílio ótica (extensivo aos dependentes), participação em apólice de seguro de vida em grupo, atendimento odontológico ambulatorial, atendimento médico ambulatorial, cooperativa de crédito, oportunidade para complementação escolar na empresa (até ensino médio), Programa de Participação nos Resultados (PPR), transporte gratuito até local de trabalho, gratuidade de ferramentas de trabalho e equipamentos de proteção individual (EPI) e garantia de todos os direitos trabalhistas (registro em carteira, FGTS, INSS, 13º salário, férias etc).

A realização do curso de capacitação é uma iniciativa das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Indústria e Comércio, com apoio do Senar, Afocapi/Coplacana, Sindirpi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piracicaba e Região, e Grupo Cosan.

O CURSO – O curso terá aulas serão práticas e teóricas, com entrega de certificados no final do treinamento.

O Programa Cana Limpa do Senar consiste num sistema livre de impurezas, trabalho limpo, bem-feito, aperfeiçoado, sem riscos, explorado sem agressão ao meio ambiente e executado de forma digna e profissional.

O objetivo é a capacitação de mão-de-obra de todo segmento sucroalcooleiro, do plantio a colheita, do transporte da matéria-prima a fabricação do açúcar e álcool, oferecendo melhores serviços, com qualidade, segurança e produtividade.