Representantes da Biblioteca Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”participaram em São Paulo do curso “Entre na Roda” oferecido pela secretaria de Estado da Cultura por meio do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), patrocinado pela fundação Volkswagem para vários municípios do Estado. O projeto teve como proposta o incentivo e orientação à leitura com o objetivo de formar novos educadores, técnicos, gestores e voluntários para melhor atender o público em salas de leituras e bibliotecas, contribuindo também com o fornecimento de material de apoio nas escolas e em outros espaços. O resultado do curso que aconteceu entre março de 2008 a agosto de 2009, abordando diversos gêneros literários como contos de fada, artigos de jornal, cordel, clássicos da literatura, entre outros, propiciou a formação de agentes literários que se tornarão estimuladores da Roda de Leitura. De Piracicaba participaram a professora Tais de Oliveira de Paula, da biblioteca infantil e Lucila Calheiros Silvestre, diretora da biblioteca municipal e trouxeram, assim como os demais, um baú contendo 100 obras do gênero infantil e infanto-juvenil que integrarão o acervo da cidade, beneficiando a comunidade através do projeto “Facilitadores de Leitura”, organizado por Gilson Sabadin, com o objetivo aproximar as crianças e adolescentes dos grandes autores brasileiros. De acordo com Lucila, o projeto foi aprovado pelo Fundo de Apoio à Cultura deve contar com a parceria de alunos do curso de Letras da Unimep para ser implantado. “Ainda não definimos o bairro que receberá a Roda de Leitura, que deve ser iniciado até o final de setembro com duração de três meses”, afirmou.