Os equipamentos do novo prédio da biblioteca municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” estão sendo adquiridos pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac). Já foram investidos cerca de R$ 70 mil reais em equipamentos de informática e materiais de apoio.

De acordo com a diretora da biblioteca Lucila C. Silvestre estão compradas 150 estantes para abrigar o acervo com cerca de 70 mil obras entre literatura, pesquisa e livros infantis.

Fazem parte da aquisição 15 computadores, seis impressoras, sendo que quatro serão utilizadas para confeccionar as novas carteiras dos sócios, identificação dos livros com códigos de barras, além do terminal coletor para inventário do acervo.

“Todo material de informática comprado foi dimensionado para o novo espaço, num trabalho de parceria com a equipe do Centro de Informática da Prefeitura”, afirmou Lucila.

No próximo mês será aberta licitação para a compra do software do programa específico de biblioteca, a ser utilizado no novo prédio. Hoje trabalham cerca de 30 pessoas na biblioteca, entre funcionários e estagiários.

Segurança também está na lista de compras. Um portão eletrônico anti-furtos foi comprado e as tarjas magnéticas para melhor proteger o acervo, estão sendo colocadas em cada uma das obras.

Outra novidade é a compra das estantes deslizantes que acomodarão uma parte especial do acervo composta por livros antigos e históricos. Essa forma de acondicionamento impede os danos causados pela exposição á luz.

O prédio contará ainda com um espaço especifico para armazenar as mais de 300 obras em braile, que atendem os deficientes visuais da cidade e até da região.

O novo prédio

O novo prédio disponibilizará salas de estudo (de grupo e individual), projeto de informática do Acessa São Paulo, gibiteca, biblioteca infantil, hemeroteca, livros em braille, microfilmagem, salas administrativas e refeitório, distribuídos numa área de 2.270m².

O diferencial da obra é contemplar também um auditório para 100 pessoas, ambiente para lanches rápidos e a possibilidade de abrigar 100 mil livros – atualmente são 70 mil.

O projeto foi elaborado pelo Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap) e a base de sua proposta é permitir áreas com total acessibilidade para deficientes físicos ou portadores de mobilidade reduzida.

A obra orçada em R$ 1.8 milhão utiliza recursos da Prefeitura e está localizada entre as ruas Tiradentes, Campos Salles, Vergueiro e Avenida Saldanha Marinho. A previsão da entrega é para o segundo semestre deste ano.

Hoje a biblioteca municipal funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 17h, na Rua do Rosário, 833, Centro.