A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realiza, até o dia 29, no Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT), as inscrições para o curso de qualificação para cortadores de cana, promovido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Para os moradores dos bairros Mário Dedini, Bosques do Lenheiro, Algodoal, Vila Industrial, Vila Rezende, Jardim Primavera, Santa Rosa e proximidades as inscrições podem ser feitas até amanhã (14), das 8 às 15 horas.

Nos dias 15, 16 e 17, podem se inscrever moradores dos bairros Novo Horizonte, Jardim São Paulo, Jardim Paraíso, Parque dos Sabiás, Jardim Vitória, Vila Cristina, Jardim das Flores, Morada do Sol, Jardim Camargo, Santo Antonio, Jardim Monte Líbano e proximidades. (Confira a programação de inscrições na tabela abaixo).

Os interessados – homens ou mulheres com mais de 18 anos – devem apresentar o RG e Carteira de Trabalho. Não é exigida escolaridade mínima.

Após a capacitação, o Grupo Cosan pretende contratar cerca de 1000 profissionais, aos quais serão garantidos Registro em Carteira de Trabalho com ganho mínimo mensal de R$ 434,00 (salário nominal mais horas de transporte), cesta alimentar, ­50% reembolso e auxílio ótica (extensivo aos dependentes), participação em apólice de seguro de vida em grupo, atendimento odontológico ambulatorial, atendimento médico ambulatorial, cooperativa de crédito, oportunidade para complementação escolar na empresa (até ensino médio), Programa de Participação nos Resultados (PPR), transporte gratuito até local de trabalho, gratuidade de ferramentas de trabalho e equipamentos de proteção individual (EPI) e garantia de todos os direitos trabalhistas (registro em carteira, FGTS, INSS, 13º salário, férias etc).

A realização do curso de capacitação é uma iniciativa das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Indústria e Comércio, com apoio do Senar, Afocapi/Coplacana, Sindirpi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piracicaba e Região, e Grupo Cosan.

Datas para inscrições:

* Dia 14, das 8 às 15h – Moradores dos bairros Mário Dedini, Bosques do Lenheiro, Algodoal, Vl. Industrial, Vl. Rezende, Jd. Primavera, Santa Rosa e proximidades.

* Dias 15, 16 e 19, das 8 às 15h – Moradores dos bairros Novo Horizonte, Jd. São Paulo, Jd. Paraíso, Pq. dos Sabiás, Jd. Vitória, Vl. Cristina, Jd. das Flores, Morada do Sol, Jd. Camargo, Santo Antonio, Jd. Monte Líbano e proximidades.

* Dias 20, 21 e 22, das 8 às 15h – Moradores dos bairros Cecap, Jd. Bartira, Ipanema, Piracicamirim, Perdizes, Sol Nascente, Jd. Oriente, Alvorada e proximidades.

* Dias 27, 28 e 29, das 8 às 15h – Moradores dos bairros Pq. Piracicaba, Santa Teresinha, Vl. Sônia, Jd. Boa Esperança, Pq. Orlanda, IAA e proximidades.

· O PAT fica na Rua Alferes José Caetano, 1128. Informações: 156.

Ministrado pelo Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o curso – denominado “Cana Limpa” – e que será gratuito, atenderá trabalhadores com experiência ou não no corte de cana.

O assessor de Relações Institucionais do Grupo Cosan, Erotides Gil, lembra que a qualificação auxiliará na diminuição ao preconceito relacionado aos cortadores de cana, especialmente em Piracicaba. “Há muito tempo existe uma visão depreciativa destes profissionais. Precisamos reverter a situação, a começar por classificar esses trabalhadores como profissionais do corte de cana”, opina.

O CURSO – O curso terá aulas serão práticas e teóricas, com entrega de certificados no final do treinamento.

O Programa Cana Limpa do Senar consiste num sistema livre de impurezas, trabalho limpo, bem-feito, aperfeiçoado, sem riscos, explorado sem agressão ao meio ambiente e executado de forma digna e profissional.

O objetivo é a capacitação de mão-de-obra de todo segmento sucroalcooleiro, do plantio a colheita, do transporte da matéria-prima a fabricação do açúcar e álcool, oferecendo melhores serviços, com qualidade, segurança e produtividade.