Cerca de 200 pessoas participaram nesta quinta-feira(11), no anfiteatro do Centro Cívico, o ciclo de debates promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – Unidade Regional de Araras. Entre os participantes estavam representantes de 14 municípios (Águas De São Pedro, Charqueada, Cordeirópolis, Corumbataí, Engenheiro Coelho, Ibaté, Ipeúna, Iracemápolis, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Santa Gertrudes, São Carlos e São Pedro), pertencentes à jurisdição de Araras.

Este foi o 17º encontro com municípios realizado este ano pelo Tribunal de Contas(TC) (o segundo da regional Araras). O evento é voltado para elucidar dúvidas e dar mais qualidade à administração, de forma a aumentar a arrecadação e melhorar os gastos. Além de palestras e debates, os técnicos do Tribunal responderam as perguntas previamente encaminhadas pelos municípios participantes.

Segundo Celso Atílio Frigeri, Responsável pela Unidade Regional de Araras, o TC tem por objetivo fiscalizar o cumprimento da legislação nas contas públicas, porém entende que antes de punir, a auditoria deve exercer um papel orientativo junto aos órgãos e prefeituras. “Esses encontros promovidos pelo TC desde 1997 facilitam o intercâmbio entre os técnicos das gestões públicas e os auditores”, disse.

A melhoria crescente das contas paulistas tem sido atribuída pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo à esses encontros realizados sistematicamente há 8 anos.