Na abertura do 1º Encontro de Educação Infantil e do Ensino Fundamental de nove anos, promovido pelo Conselho Municipal de Educação, estiveram presentes mais de 200 pessoas. O dirigente regional de ensino, Oldack Chaves, elogiou a iniciativa. “É uma satisfação para a Diretoria Regional de Ensino participar de encontros como esse que viabilizam a formação continuada, tão importante para a educação”. Depois de relembrar o início de seu contato com a educação no Município, há cerca de 30 anos, o secretário da Educação, Gabriel Ferrato, destacou a importância da combinação entre acesso à Educação Infantil e qualidade. “Não podemos correr o risco de promover o acesso integral e não oferecer qualidade. Nesse sentido, o ensino infantil no Município teve um grande avanço com as iniciativas do prefeito Barjas Negri”, afirmou. Ferrato lembrou que foi justamente em busca de complementar a qualidade do ensino que a Secretaria Municipal de Educação ofereceu todo o apoio ao Conselho para a realização do evento. Para a diretora da EM Maria Canale Angelelli (Parque das Indústrias), Evanilda P. Clemente esse é um momento de reconhecimento do ensino infantil. “Há muito tempo esperávamos por um encontro como esse que valorizasse a educação infantil e promovesse a troca de experiências”, afirma. Clemente está na educação infantil há 18 anos. O evento vai até sábado e inclui palestras, mesa de discussão e atividades culturais. Na primeira noite, o prefeito Barjas Negri e a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Dra. Suely Amaral Mello resgataram a história dos 30 anos de Educação Infantil e dos CEPECs no Município. Hoje (05), o evento tem início às 19h com uma mesa de discussão que vai abordar as políticas públicas para a Educação Infantil. A coordenadora geral de Educação Infantil do MEC, Rita de Cássia de Freitas Coelho, estará presente para enriquecer a abordagem. Amanhã (06), a palestra de encerramento “As produções das Culturas Infantis e a Cultura da escrita nos espaços de Educação Infantil e do Ensino Fundamental de nove anos” está programada para as 14h e será ministrada pelas professoras Suely Amaral Mello e Ana Lúcia Goulart de Faria, da Faculdade de Educação da Unicamp.