A Secretaria Municipal da Saúde começa no próximo semestre a trocar todas as receitas médicas da rede. O objetivo é intensificar o controle das emissões nas unidades, feito pela Vigilância Sanitária Municipal, e evitar ou dificultar as falsificações. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Fernando Cárdenas, as novas receitas serão numeradas, contarão com marca d água e será válida apenas durante o ano vigente ou conforme determinado pelo médico. “Todas as receitas seguem as normas do Ministério da Saúde. O que faremos é controlar ainda mais as emissões das receitas”, afirmou secretário. Outra novidade é que as novas receitas serão impressas em papel colorido (superbond, 75g) e de acordo com a unidade será uma cor. Exemplo: Unidades Básicas de Saúde, cor verde; Unidade de Saúde da Família, azul; prontos-socorros, branca e Unidades de Serviços Especializados, rosa. Segundo Cárdenas, a Secretaria convidará todos os farmacêuticos da cidade para apresentar as alterações que ocorrerão na Rede Municipal de Saúde a partir do segundo semestre deste ano. Profissionais da Secretaria também passarão por capacitação.