Durante a solenidade de lançamento do convênio celebrado entre Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras e o Clube Atlético Piracicabano (CAP), amplia o projeto “Talentos Piracicabanos”, desenvolvido pelo CAP, reforçou-se a importância do investimento no esporte como forma de inclusão.

O Projeto lançado tem a sua gênese na filosofia do Projeto Desporto de Base e é considerado pelo secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro de Mello, uma ampliação do mesmo. O convênio celebrado visa o desenvolvimento da modalidade de tênis de mesa, da iniciação ao aperfeiçoamento. A meta do projeto, conforme explicações do CAP, é integrar crianças e jovens a partir dos sete até 18 anos, das escolas públicas, procurando reverter talentos no tênis de mesa, que sejam de Piracicaba.

Nas dependências do Clube, de terça e quinta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h, serão oferecidas as aulas, sem custo algum para os participantes.

O CAP já dispõe de equipes que treinam tênis de mesa. As terças e quintas, das 18 às 22h e aos sábados, das 13 às 17h, já há crianças aprendendo a modalidade. O trabalho já desenvolvido inclui sócios e não sócios.

Seguindo o programa da solenidade, o Presidente do Clube Atlético Piracicabano, Paulo Foroni, ressaltou que o CAP está de portas abertas para outras parcerias e que a intenção do clube, que ele acredita ser a mesma da Prefeitura, é não só formar atletas, mas dar uma formação cidadã sólida.

Pedro de Mello, secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, agradeceu a parceria e ressaltou que a Prefeitura está procurando os clubes sociais da cidade para desenvolver projetos do desporto de base, ampliando o número de atendimento de crianças e adolescentes carentes. Mello citou como exemplo destas aproximações com os clubes, o comodato estabelecido com o Clube Palmeiras, que desde de 1º de agosto está sob a responsabilidade da Prefeitura, onde acontecerão atividades do Projeto Desporto de Base, na área de artes marciais. Mello afirmou que é intenção, também, executar no Palmeirão uma cancha de bocha.

Outro exemplo de convênios com os clubes é o estabelecido com a Associação dos Funcionários Públicos Municipais, que já está desenvolvendo atividades de vôlei, basquete, futebol de campo e salão com crianças.

Ainda falando sobre as realizações da Selam, Mello lembrou da parceria com o Capoeira na Periferia, com o projeto Construindo o Futuro, o projeto Clarear – com portadores de deficiência, os projetos com a terceira idade, o próprio PDB – que já existe há mais de 15 anos, o projeto de atividade física orientada, os convênios com o esporte de rendimento e a realização dos Jogos Comunitários.

Fábio Lopes, que será o professor do Tênis de Mesa, lembrou que o que estava praticando agora – a oferta de esporte a crianças carentes para formação cidadã, tem raiz na sua história, que foi semelhante.

O presidente da Liga Paulista de Tênis de Mesa, Fran Bueno, contou a história de Lopes, que era catador de bolas de Tênis de Campo no Clube de Campo e que a oportunidade dada a ele, fez com que o agora professor se tornasse Campeão Brasileiro, Paulista e Sul Americano de Tênis de Mesa.

O prefeito Barjas Negri salientou que acredita que pela oferta de esporte, lazer, cultura, inclusão digital e educação é que se dá um bom caminho para o jovem e que esta é sua meta.

Ao final das explanações, houve entrega de brindes para alguns atletas e também camisetas do projeto. Dentre os que receberam a camiseta estão o Prefeito e o Secretário.