Piracicaba disputará com a cidade mexicana de Mexicali, a edição 2009 do Dia do Desafio, que acontece no próximo dia 27 de maio, das 0h às 21h. A cidade desafiante foi conhecida ontem em cerimônia de lançamento da edição 2009 ocorrida no Sesc Pinheiros, na cidade de São Paulo. Mexicali é uma cidade mexicana do estado de Baja Califórnia. Segundo informações fornecidas pelo próprio governo, a cidade é um Centro Industrial e Agrícola, que tem caráter empreendedor e nível de educação acima da média nacional. A cidade tem como atrações turísticas o canhão de Guadalupe, a Lagoa Salgada e as praias próximas ao porto de San Felipe. Durante a festa de lançamento, que foi apresentada pelo ator Dan Stubal, destaques do esporte brasileiro como Ricardo Prado da natação, Magic Paula do basquete, Fofão do voleibol, Tiago Camilo do Judô, Kelly Santos do basquete, Daiane dos Santos da Ginástica Artística e Rogério Ceni e Edu do futebol deram depoimentos sobre a suas carreiras e sobre desafios das mesmas. A última edição do Dia do Desafio mobilizou 3487 cidades de 22 países e reuniu 59.200.000 pessoas. Para este ano estão inscritas 3588 cidades de 20 países. Na última disputa de Piracicaba no ano passado a cidade ganhou da cidade mexicana de Sonora, registrando a participação de 22,87% de sua população, enquanto Sonora registrou 1,81%. O Dia do Desafio é uma competição saudável entre duas cidades de portes semelhantes que se propõem a mobilizar a população para a prática de atividade física em prol da qualidade de vida. As pessoas devem praticar ao menos 15 minutos de atividades físicas e registrá-la na Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras ou no Sesc até às 21horas do dia 27 de maio.