A Prefeitura Municipal de Piracicaba abrirá concurso para a contratação de 120 novos professores de Educação Infantil. A data de homologação do concurso está prevista para o dia 20 de junho. A Secretaria de Administração já consultou institutos especializados na formatação das provas para concursos que têm até o próximo dia 22 para o envio das propostas. A contratação dos novos professores, segundo o secretário de Educação, Gabriel Ferrato, é necessária tendo em vista a previsão de construção de novas escolas de educação infantil, que entrarão em funcionamento no segundo semestre deste ano e no primeiro de 2010. Ferrato diz que está cumprindo o Plano de Governo, que propõe aumento significativo de vagas nas creches em todas as regiões do município. Os candidatos aprovados no concurso serão contratados pelo regime CLT e exercerão carga horária de 30 horas semanais. O salário inicial é de R$ 1.048,17. É obrigatório ter o diploma de conclusão do Ensino Médio, na modalidade Normal (Magistério), com formação em Educação Infantil ou curso superior em Educação Infantil ou Licenciatura em Pedagogia. Em fevereiro deste ano, o prefeito Barjas Negri e o secretário Gabriel Ferrato, anunciaram o pacote de investimento social para o Ensino Infantil com geração de 1.240 novas vagas, reservando R$ 7,6 milhões para a construção de oito novas escolas de Educação Infantil. A meta nesta gestão é gerar 4.000 novas vagas nas escolas de Educação Infantil, número igual à sua primeira administração. Para cumprir a proposta de governo e atender à demanda de crianças, ele autorizou o início da construção de seis novas creches nos bairros Terra Rita, Vila Monteiro, Dona Mimi (Centro), Glebas Califórnia, Jardim São Luiz/Sônia e Santa Rica/Avencas. O investimento social nessas obras, que vão gerar 853 novas vagas, é de R$ 4,863 milhões. Neste mesmo pacote, a Prefeitura licita outras duas escolas infantis nos bairros Santo Antonio e Monte Rey II, com investimento de R$ 2,668 milhões. O prazo para a conclusão destas construções é o segundo semestre deste ano, com a geração de mais 387 vagas para crianças de 0 a 5 anos. A proposta da Administração é permitir que as crianças sejam atendidas cada vez mais próximas de suas casas, facilitando a vida diária e até gerando economia para dezenas de mães e pais.