A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), em parceria com a SIMESPI (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, de Material Elétrico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), a AETUP (Associação das Empresas de Transporte Urbano de Piracicaba); SINDETRAP (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Piracicaba); CIESP-Piracicaba (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Diretoria Regional de Piracicaba) e SETUR (Secretaria de Turismo de Piracicaba), a ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e o SINCOMÉRCIO (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba), a lançou oficialmente na tarde de hoje (15), mais 6 cursos de qualificação, um total de 164 vagas aos trabalhadores desempregados de Piracicaba. Em complemento aos Cursos do SENAI já em andamento (iniciados em 13 de abril/09) serão oferecidos mais 6 cursos de qualificação (cursos por este convênio) com cerca de 200 hs de duração (40 dias letivos), a serem oferecidos aos trabalhadores desempregados de Piracicaba, no primeiro semestre de 2009, junto SENAC, SEST/SENAT e CEPP/FUMEP. No total dos 6 cursos a serem anunciados serão oferecidas 164 vagas. Neste momento estamos abrindo as inscrições para os seguintes 6 (seis) cursos que ocorrerão nas unidades do SENAC (Centro), SEST/SENAT (Piracicamirim) e CEPP/FUMEP (Vila Rezende), e que iniciarão suas aulas em 11 de maio/2009. Cursos no CEPP/FUMEP _ Auxiliar Administrativo – 30 vagas; turno: noite, das 18h00 as 23h00; Obs.: é parceiro nesse curso: o SIMESPI (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, de Material Elétrico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras). Cursos no SEST/SENAT _ Qualificação para Motorista Transporte de Carga/Passageiro – 20 vagas, turno: tarde, das 13h00 as 18h00; _ Turismo com Ênfase em Recepção e Secretaria de Eventos – 30 vagas; turno: tarde, das 13h00 as 18h00; _ Formação em Vendas e Telemarketing – 24 vagas; turno: manhã, das 08h00 as 13h00. Obs.: são parceiros nesses cursos: a AETUP (Associação das Empresas de Transporte Urbano de Piracicaba); SINDETRAP (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Piracicaba); CIESP-Piracicaba (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Diretoria Regional de Piracicaba) e SETUR (Secretaria de Turismo de Piracicaba). Cursos no SENAC _ Formação de Web Designer – 30 vagas; turno: manhã, das 08h00 as 13h00; _ Formação de Cuidadores – 30 vagas; turno: manhã, das 08h00 as 13h00. Obs.: são parceiros nesses cursos: a ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e o SINCOMÉRCIO (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba). Obs. Importante: Esses cursos foram discutidos e aprovados pela Comissão Municipal de Emprego (ComEmprego), e contam com o apoio da Oscip Piracicaba 2010, assim como os 5 cursos que estão em cursos pelos Senais.. As inscrições para esses 6 cursos (cujo total de vagas é 164) serão feitas no CAT/SEMTRE (Rua Alferes José Caetano, 1460, Centro), das 8hs as 16hs, conforme o seguinte cronograma: Inscrições : Dia 22/04/09: Para os cursos de Auxiliar Administrativo; Qualificação para Motorista Transporte de Carga/Passageiro. Dia 23/04/09: Para os cursos de Turismo com Ênfase em Recepção e Secretaria de Eventos; Formação em Vendas e Telemarketing. Dia 24/04/09: Para os cursos de Formação de Web Designer; Formação de Cuidadores. Pré-requisitos para o trabalhador se inscrever, por curso: Auxiliar Administrativo: idade mínima 16 anos; ensino fundamental completo; Qualificação para Motorista Transporte de Carga/Passageiro: idade mínima 21 anos; ensino fundamental completo; possuir CNH D ou E dentro de validade sem constar “vedada atividade remunerada” (CNH – Carteira Nacional de Habilitação); Turismo com Ênfase em Recepção e Secretaria de Eventos: idade mínima 18 anos; ensino fundamental completo; Formação em Vendas e Telemarketing: idade mínima 18 anos; ensino fundamental completo. Formação de Web Designer: idade mínima 18 anos; ensino fundamental (cursando); conhecimento básico de Windows (criação de pastas e arquivos) e conhecimentos elementares de navegação na Internet. Documentos necessários para inscrição:

1. Carteira de Trabalho
  2. Original/Xerox

_ RG; _ CPF; _ Comprovante de escolaridade (Certificado/Histórico Escolar); _ Comprovante de residência (conta de água ou luz); Para o Curso de Motorista de Transporte de Carga/Passageiro também se faz necessário o xerox da CNH D ou E dentro da validade sem constar "vedada atividade remunerada". A seleção dos candidatos será feita pelas unidades do FUMEP/CEPP, SEST/SENAT, SENAC e SEMTRE, com base nos seguintes critérios: _ estar desempregado; _ Idade mínima conforme exigências de cada curso; considerando adicionalmente 30 % de vagas preferencialmente para pessoas com mais de 30 anos; _ pré-requisitos de cada curso e comprovação documentada dos mesmos; _ renda familiar per capita; _ análise de currículo. A divulgação dos selecionados será feita no dia 29 de abril/09, no período da tarde, no CAT/SEMTRE, e nas respectivas escolas: CEPP/FUMEP, SENAC e SEST/SENAT. As aulas terão início no dia 11 de maio/09, conforme os cursos acima indicados.