A Prefeitura Municipal de Piracicaba entregou à população, na tarde desta segunda-feira (06), a obra de reforma e ampliação do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Mário Dedini. Estiveram presentes na cerimônia de reinauguração, o prefeito Barjas Negri, a secretária municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) Maria Angélica Guercio, o engenheiro Renato Antonio Furlan (representando o secretário municipal de Obras, Arthur Ribeiro Neto), Francisco Edilson dos Santos (representando o secretário municipal de Governo, José Antonio de Godoy), o vereador Carlos Cavalcanti e o presidente da Empresa Municipal de Habitação de Piracicaba (Emdhap), Walter Godoy dos Santos. Participaram também do evento, o padre Cícero de Brito (paróquia Sagrada Família), do bairro Mário Dedini, Rosângela Aparecida Agostini, líder comunitária do bairro Mário Dedini, a Guarda Civil de Piracicaba, além de representantes de associações de moradores dos bairros da região. A Secretária da Semdes, Maria Angélica Guercio, explica que os trabalhos de reforma e ampliação atendem às normas determinadas pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que estabelecem que o espaço do CRAS deve ser compatível com os serviços nele ofertados. O CRAS Mário Dedini oferece também 8 cursos de capacitação: informática básica; informática avançada; padaria artesanal; culinária trivial; corte e costura; bordado; bordado e trançado em fita e pintura em tecido, além de inserção produtiva aos grupos de crianças, adolescentes, jovens e idosos. Somando 316 alunos. A obra realizada pela Secretaria Municipal de Obras teve como empreiteira responsável a SJK Construtora Ltda. O investimento social foi de R$ 142 mil. Com a obra, o CRAS Mário Dedini teve sua área construída dobrada, passando de 223,08 m² para 446,16 m². “Aqui, nesse espaço foi realizado uma adaptação para que nós pudéssemos oferecer um acolhimento melhor à população. E isso só foi possível graças ao empenho de todos os funcionários, parceiros e principalmente do nosso prefeito Barjas Negri que sempre teve um olhar muito especial ao trabalho de assistência social do município”, comenta Maria Angélica. Segundo o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Obras e responsável pela fiscalização dos serviços, Rentato Antonio Furlan, na área da reforma, foram realizadas as pinturas gerais no prédio e execução de reforma nas salas, banheiros e na cozinha. Na área ampliada, foram construídos 4 salas, recepção, copa, cozinha, banheiros masculino/feminino e adaptados para pessoas com deficiência, rampa de acesso a nova área ampliada, revisão nas instalações elétrica e colocação do forro de isopor. Benedito Miller, presidente da Associação dos Moradores dos bairros Santa Rosa, Ipês e Palmeiras. “Toda reforma, seja na parte física ou no atendimento é para oferecer um melhor atendimento para a população, e aqui acredito que via ser assim, com a ampliação, o acolhimento será bem melhor”, opina. “Com a ampliação do CRAS Mário Dedini, estamos atendendo às regras da política federal da assistência social e assim melhorando e ampliando o atendimento à comunidade. Vamos continuar respondendo à população com trabalhos como esse. É justamente isso que nos incentiva a trabalhar no poder público”, comenta o prefeito Barjas Negri. Atualmente o CRAS Mário Dedini atende 2.800 famílias nos seguintes programas:

• Beneficiários de Programas de Transferência de renda: 2.800 famílias
  • Atividades Sócioeducativos (Jovens e Adultos): 720 famílias atendidas em 30 reuniões mensais.
  • Cursos /oficinas (Jovens e Adultos): total de 200 pessoas de janeiro a março, sendo 20% de jovens e 80% adultos.
  • Locais abrangentes pelas ações do CRAS: 9 bairros; 6 equipamentos sociais; 35 loteamentos urbanos e 13 loteamentos rurais. Totalizando 48 pontos do município atendidos.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social. Nos CRAS são oferecidos serviços e ações do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), e onde podem ser prestados outros serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica relativos às seguranças de rendimento, autonomia, acolhida, convívio ou vivência familiar e comunitária e de sobrevivência a riscos circunstanciais. O público alvo do CRAS é a população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares, comunitários e de pertencimento fragilizados e vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros.