Acessar Prefeitura Sem Papel

CENTRAL DE AJUDA

Seja bem-vindo à Central de Ajuda do Portal de Atendimento.

Aqui você encontrará as perguntas mais frequentes sobre a utilização do sistema Prefeitura Sem Papel (SolarBPM) e suas respectivas respostas.

Caso sua dúvida seja sobre o seu processo administrativo, pedimos para que entre em contato diretamente com a secretaria ou setor responsável.

Para realizar cadastro de um novo usuário em nosso portal seguir o passo a passo abaixo:

  • Clique em “Entrar”;
  • Clique em “Criar Conta”;
  • Selecione o CPF ou CNPJ que deseja cadastrar;
  • Preencha o formulário de cadastro com os dados do usuário;
  • Confirme se a opção “Li e aceito o Termo de Condições de Uso e Política de Privacidade” está marcada;
  • Clique no botão “Salvar e continuar”;

Observação: Após finalização do cadastro será enviado um link de confirmação para o e-mail informado. Entre no seu e-mail e clique no link enviado para validar o cadastro realizado.

Finalizado cadastro de usuário, mas não recebi link de confirmação. Como devo proceder?

Alguns endereços de e-mails podem bloquear o recebimento do link enviado pelo “Portal de Atendimento”.

  • Verifique sua caixa de spam e o lixo eletrônico;
  • Caso ainda assim não encontre o link de confirmação, sendo e-mail corporativo, verifique com o setor de informática da sua empresa a viabilidade de desbloquear o recebimento do nosso e-mail, ou, solicite à unidade responsável a alteração do e-mail cadastrado para um endereço de e-mail particular;

Após a criação e confirmação do cadastro de usuário, siga os próximos passos para acessar nosso portal:

  • Entre no “Portal de Atendimento“ ;
  • Clique no botão “Entrar”;
  • Informe o CPF ou CNPJ cadastrado e sua respectiva senha de acesso;
  • Clique no botão “Entrar”;

Para recuperar a sua senha, primeiro você precisa acessar o link do nosso “Portal de Atendimento“ e seguir o passo a passo abaixo:

  • Clique em “Entrar”;
  • Em seguida selecione a opção “Esqueceu a senha?”;
  • Informe o seu CPF ou CNPJ no campo solicitado;
  • Você irá receber um e-mail com a instruções para redefinir a sua senha de acesso;
  • Clique na opção “Redefinir Senha” no e-mail recebido e siga as próximas etapas;

Observação: Caso precise alterar o seu e-mail no cadastro, entre em contato com a prefeitura em algum dos contatos abaixo.

Possível realizar a alteração do e-mail cadastrado no “Portal de Atendimento” seguindo os passos abaixo:

  • Entre no “Portal de Atendimento“ com CPF/CNPJ e sua respectiva senha de acesso;
  • Clique em “Meus Dados”; Essa tela é informado todos os dados cadastrado.
  • Preencha ou altere campo “E-mail” e confirme no campo “Confirmar E-mail” com o e-mail que deseja cadastrar;
  • Clique no botão “Salvar e continuar”;

Observação: Caso não consiga preencher ou alterar e-mail cadastrado é preciso comparecer pessoalmente ao prédio do centro cívico (Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa n° 2233), munido de procuração ou outro documento que mostre que o mesmo é representante da pessoa ou empresa.

Para responder uma pendência do seu processo, siga os próximos passos:

  • Entre no “Portal de Atendimento“ com CPF/CNPJ do interessado do processo e sua respectiva senha de acesso;
  • Clique em “Minhas Pendências”;
  • Localize a respectiva pendência, caso possua mais de uma;
  • Clique em “Resolver pendência” para abrir a página e responder a pendência, anexando documento(s) e/ou enviando informações.

Observação: Caso de dúvidas entre em contato com a secretaria responsável.

É possível assinar documentos pelo “Portal de Atendimento” de duas formas:

  • Certificado digital ICP-Brasil; Certificado digital A1 (arquivo digital) ou A3 (cartão ou token).
  • Assinatura eletrônica do sistema.

Para realizar a assinatura, siga os passos abaixo:

  • Entre no “Portal de Atendimento“ com CPF/CNPJ do interessado do processo e sua respectiva senha de acesso;
  • Clique em “Minhas Pendências”;
  • Localize a respectiva pendência de assinatura;
  • Clique em “Resolver” para abrir a página de assinatura;
  • Página “Minhas Pendências– Assinatura de documentos (externa)” será aberta;
  • Realizar assinatura, posicione em “sim” a opção “Assinar” de cada documento,
  • No campo “Resposta (parecer)” adicione um comentário para encerrar a tarefa;
  • Clique no botão “Concluir tarefa”;
  • Sistema vai exibir tela para selecionar o tipo de assinatura digital que deseja: “Assinatura ICP-Brasil” ou “Assinatura eletrônica do sistema”; Caso de “Assinatura ICP-Brasil” é preciso instalar software do certificado no computador. Dificuldades ou dúvidas na instalação entre em contato com a fornecedora do certificado. Selecionando opção “Assinatura eletrônica do sistema” é preciso informar senha de acesso do “Portal de Atendimento”;
  • Selecionando “Assinatura ICP-Brasil” A3 (cartão ou token) é preciso digitar “PIN” (senha cadastrada para o uso do certificado);
  • Selecionando “Assinatura eletrônica do sistema” informe a senha de acesso do “Portal de Atendimento”;
  • Clique no botão “Assinar”;
  • Leia o termo de responsabilidade, e após o aceite a assinatura digital será concluída.
  • Concluído processo de assinatura dos documentos.

Observação: “Assinatura eletrônica do sistema” é necessário que esta opção tenha sido habilitada pela unidade responsável ao criar a tarefa.

Para acessar os anexos do processo, siga os próximos passos:

  • Entre no “Portal de Atendimento“ com CPF/CNPJ do interessado do processo e sua respectiva senha de acesso;
  • Clique em “Meus Processos”;
  • Clique no número do processo para visualizar os dados. Caso tenha mais de um processo, serão exibidos todos os processos vinculados ao interessado;
  • Clique na aba “Documentos”; Sistema exibe todos os documentos anexados ao processo.

Para solicitar vista a um processo é preciso entrar em contato com a secretária que o processo se encontra, munido de seu número.

Após a solicitação de vista, o processo será disponibilizado para acesso via e-mail e também pelo “Portal de Atendimento“. Para acessá-lo, siga os seguintes passos:

  • Entrar no “Portal de Atendimento” com usuário e senha;
  • Clique em “Processos liberados”;

Observação: Caso de dúvidas entre em contato com a secretaria responsável.

Caso não seja interessado e não tenha feito uma solicitação de vista, é possível consultar apenas os dados básicos do processo, através dos seguintes passos:

  • Entre no “Portal de Atendimento“ com usuário e senha;
  • Clique em “Consulta de Processos”;
  • Preencha com informações do processo que deseja consultar, “Órgão” / ano / número; Exemplo: PMP 2023/500100.
  • Clique no botão “Consulta”;

Observação 1: Não é possível visualizar os documentos anexados ao processo nesse tipo de consulta.

Observação 2: Os órgãos municipais são:

  • CAMARA – Câmara Municipal de Vereadores
  • FUMEP – Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba
  • SOLARBPM – Órgão Padrão do Sistema SolarBPM
  • IPASP – Instituto Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba
  • PMP – Prefeitura Municipal de Piracicaba
  • SEMAE – Serviço Municipal de Água e Esgoto