PDB – Programa Desporto de Base

O Programa Desporto de Base (PDB) tem caráter social e de formação educacional, com objetivo principal de divulgar e disseminar a prática de diversas modalidades esportivas formais, proporcionando ambiente saudável e lúdico para as crianças e adolescentes na faixa etária entre 7 aos 17 anos. Promove também a revelação e formação de atletas de médio e alto nível, que podem vir a representar o município nos Jogos Regionais e Abertos, bem como atuar em clubes e equipes amadoras e/ou profissionais. Para tal, o programa implanta núcleos e escolinhas esportivas nas diversas regiões e bairros da cidade. Além disso, faz festivais de integração entre núcleos, bem como competições esportivas (internas e externas).

O PDB conta com um grupo de professores de Educação Física e Técnicos Desportivos da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). Possui também um grupo de estagiários do curso de Educação Física, bem como bolsistas atletas junto a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Fazem parte da equipe também professores e técnicos de esportes oriundos de convênios junto a clubes, associações e entidades afins, bem como Voluntários do Esporte.

Estratégias:

– Prática de esportes em núcleos e escolinhas implantadas nas diversas regiões e bairros da cidade, em local apropriado;
– Treinamento de esportes através de turmas de equipes competitivas em núcleos centralizados;
– Intercâmbios entre núcleos e outras entidades;
– Festivais esportivos das modalidades, promovendo a integração dos núcleos;
– Competições esportivas, internas ou externas, oficiais ou eventuais.

Procedimento Didático-Metodológicos:

– Esportes de Formação:
– Fase I – Iniciação e escolinhas (Iniciação);
– Fase II – Equipes competitivas em formação (Aperfeiçoamento);
– Fase III – Equipes de rendimento e representação da cidade (Treinamento).

Confira as modalidades, núcleos e horários pelo telefone 3433-3825.