A Orquestra Sinfônica de Piracicaba recebe um dos expoentes da nova geração de instrumentistas, o bandolinista Fábio Peron, sob regência do maestro Jamil Maluf. Duas apresentações estão programadas para o sábado, 11, no Teatro Municipal Erotídes de Campos: às 16h30 (palestra O Meu Concerto de Hoje, seguida do ensaio geral aberto) e às 20h30 (concerto). A bilheteria do Teatro do Engenho abre a partir de quarta-feira, 8, das 15h às 18h, quando os interessados devem trocar o bilhete por um litro de leite integral, em prol do Lar dos Velhinhos.

Expoente do bandolim, Fabio Peron tem 25 anos – Foto: Stela Handa

O caráter social do concerto foi pensado após os integrantes da Orquestra acompanharem o apelo da direção dos Lar dos Velhinhos, cuja dívida mensal é de R$ 300 mil e a necessidade diária de 150 litros por dia. Em setembro do ano passado, a OSP destinou 600 litros de leite à instituição, arrecadados em troca de ingressos. Outras ações foram realizadas este ano, no segundo concerto, em prol do Fundo Social de Solidariedade, e em maio, contemplado as entidades da 33ª Festa das Nações. A apresentação vespertina (ensaio geral aberto ao público), tem a mesma qualidade do concerto noturno, sendo indicada à terceira idade e aos pais com crianças de colo. Apenas este concerto é precedido, às 16h30, da palestra O Meu Concerto de Hoje, ministrada pelo próprio Jamil Maluf. O propósito da ação é o de possibilitar a elaboração de perguntas sobre o repertório e de ter contato com informações sobre as obras, autores e o contexto histórico das composições, constituindo um descontraído e dinâmico bate-papo entre o maestro e a plateia.

.A capacidade do Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, é de 422 lugares em cada apresentação. Caso todos os ingressos sejam distribuídos antecipadamente, o público será comunicado pela página da OSP no Facebook, no endereço www.fb.com/sinfonicapiracicaba. Os ingressos das pessoas que não chegarem até 15 minutos antes do início dos espetáculos serão novamente distribuídos aos que estiverem na bilheteria no ato da sessões.

ROMÂNTICO – O programa começa com Danças Sinfônicas, obra do período romântico composta por Edvard Grieg a partir do folclore norueguês. Em seguida, Fábio Peron traz as composições Das Antigas, Vida Linda, Coração nos Dedos e De Fraque no Frevo. As obras integram o CD “Fábio Peron e a Confraria do Som”, lançado no ano passado com a participação de Arismar do Espirito Santo, Thiago Espirito Santo, Izaías Bueno de Almeida, Alexandre Ribeiro, Ricardo Herz, Chico Pinheiro e Zé Barbeiro, sete dos maiores instrumentistas brasileiros da atualidade.

Peron é um dos expoentes da nova geração de instrumentistas. Ele vem se dedicando a composição, pesquisa e arranjo de vários períodos e estilos da música do mundo. Estes, agregados na obra do músico, bem como em seu modo singular de execução, contribuem para que ele seja um músico completo. Seu currículo extenso do músico inclui shows e gravações ao lado de alguns dos maiores nomes da música brasileira. A Temporada 2016 é realizada com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, e patrocínio da Caterpillar Brasil e da Raízen, via Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Apoiam os concertos a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), Rádio Educativa FM, Maison Vivenda Buffer, Cultura Artística, Jornal de Piracicaba e Revista Arraso. AÇÕES – Além do concerto, outras ações estão programadas pela OSP na semana, como o 1º Concurso de Solistas, criado para valorizar o trabalho individual de seus instrumentistas. Os 11 inscritos participam de provas na quinta-feira, 9, a partir das 9h30, no Teatro do Engenho. A divulgação do resultado acontece no intervalo do concerto noturno de sábado, sendo que o vencedor irá atuar como solista do concerto do dia 20 de agosto, no Teatro Erotides de Campos, além de receber um prêmio em dinheiro.

Na sexta-feira, 10, às 9h e às 10h, também no Teatro do Engenho, a OSP apresenta o showcerto didático ABC do Dó Ré Mi a aproximadamente 750 estudantes da rede municipal de ensino. O projeto conta com recursos da Secretaria Municipal de Educação e é desenvolvido a partir da intervenção entre um ator cômico (Romualdo Sarcedo), um maestro (Luis Fernando Fischer Dutra) e 18 instrumentistas, que guiam a plateia pelo maravilhoso mundo dos sons e fazem uma aula introdutória sobre todas as famílias dos instrumentos, suas funções, elementos e características.

SERVIÇO – Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado, 11 de junho, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Regência: maestro Jamil Maluf. Solista: Fábio Peron (bandolim). Às 16h30 (Palestra O Meu Concerto de Hoje), às 17h (ensaio aberto ao público) e às 20h30 (concerto). Duração: 60 minutos. Entrada: 1 litro de leite integral, em prol do Lar dos Velhinhos. Informações: (19) 3413-5212 e www.fb.com/sinfonicapiracicaba