O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) intensificará o monitoramento da água distribuída no município, aumentando a frequência das análises, a partir de segunda-feira, 5/02, quando a empresa do setor de energia CPFL iniciará o vertimento controlado de macrófitas aquáticas na PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Americana, o que pode ocasionar a chegada destas plantas ao rio Piracicaba no trecho em Piracicaba. O aviso do início do vertimento na próxima semana foi comunicado hoje, sexta-feira, 2/02, ao Semae, com parecer técnico emitido pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), autorizando a manobra.

Diante do comunicado recebido da CPFL, o Semae vai aumentar a quantidade de avaliação da água e, caso alguma alteração seja constatada, divulgará as informações à população, por meio de seus canais oficiais, e à imprensa, bem como notificará a CPFL e a Cetesb, conforme o protocolo de divulgação de comunicados noticiado pela Prefeitura em 16/01.

Para manter a tratabilidade da água distribuída no município, o Semae possui os insumos necessários.

No comunicado da CPFL ao Semae, consta que “dentre as novas exigências estabelecidas (no parecer técnico da Cetesb) está a interrupção do procedimento de vertimento caso a vazão do rio Piracicaba esteja inferior à 60 m³/s na altura da estação Carioba. Diante deste contexto, considerando que as análises prévias foram executadas pela CPFL, bem como observa-se que a vazão do rio Piracicaba e os padrões de qualidade da água estão adequados, a CPFL irá iniciar o procedimento a partir do dia 05/02/2024”. E o comunicado continua: “Reiteramos nosso compromisso e responsabilidade com a atividade em questão, onde manteremos uma equipe de monitoramento ao longo do rio Piracicaba, durante todos os dias de vertimento”.