Equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) trabalham aceleradamente para concluir o acostamento da estrada do Canal Torto. Em março, foi executado o pavimento do trecho de um quilômetro pela empresa Concivi. Na sequência, a via foi sinalizada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran). A obra, contratada pelas empresas Raízen e Suzano Papel e Celulose, é uma parceria com a Prefeitura de Piracicaba e resolve o problema do excesso de poeira que incomodava moradores da região.

Trabalhadores aplicam fresa de asfalto no acostamento, que na sequência é compactada

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Waldemar Gimenez, entre a SP-304 e a ponte do Canal Torto já foram instaladas 13 bocas-de-lobo para escoar a água da chuva. Agora, o acostamento é executado com a colocação de resíduos de construção civil, que são reaproveitados, e, por cima, fresa de asfalto, que é compactada com rolo para dar o acabamento necessário. O prazo para finalização é de aproximadamente 10 dias.

Ao longo da estrada foram instaladas 13 bocas-de-lobo para escoamento da água de chuva

O secretário lembra que a estrada do Canal Torto é uma importante via de escoamento, principalmente de cana-de açúcar e de madeira, e têm tráfego intenso de caminhões e de treminhões. Gimenez conta que a Prefeitura tentava, de várias formas, solucionar o problema da poeira, e não tinha sucesso, até que após reuniões entre as empresas e membros do Comitê de Estradas Rurais, ficou definido que a melhor forma de fazer isso seria por meio do asfaltamento.