A secretária da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), Nancy Thame, esteve em reunião na última quinta-feira, 09/02, na Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), para tratar sobre o programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais).

O objetivo da reunião, que reuniu a equipe da Sema, da Afocapi e do Sindirpi (Sindicato Rural de Piracicaba e Região), foi discutir ações conjuntas para a inclusão de novos produtores no PSA. A Afocapi já conta com seis associados que participam do programa desde seu início, em 2018, e a associação os auxilia na elaboração do PAI (Projeto Ambiental Individual), documento necessário para a inscrição.

Estiveram presentes o presidente do Sindirpi, Tiago Silva, e os representantes da Afocapi, Nelson Penatti e Rodrigo Ducati, e da Coplacana, Andrea Pavani. A equipe da associação afirmou que vai reforçar a divulgação do PSA entre os associados que possuem propriedades localizadas nas microbacias abrangidas pelo programa (Marins, Paredão Vermelho, Congonhal e Tamandupá), para engajar novos participantes.

Em 2022 o programa PSA recebeu a inscrição de 12 propriedades rurais, que receberam o pagamento pelas práticas sustentáveis em dezembro. O objetivo para 2023, segundo a secretária Nancy Thame, é aumentar o número de inscritos por meio do apoio de instituições do setor.

O programa de Pagamento por Serviços Ambientais, coordenado pela Sema, consiste em um sistema de remuneração aos produtores rurais que desenvolvem práticas sustentáveis para preservação de nascentes em suas propriedades. As inscrições para o PSA de 2023 seguem até o último dia útil de abril. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone 3437-4000, ou pelo site da Prefeitura Municipal (www.piracicaba.sp.gov.br), no link: Preservando o Futuro.

DEFENSIVOS – Outro assunto discutido na reunião foi a possibilidade apontada pela secretária Nancy Thame de ampliar a coleta de embalagens de defensivos agrícolas para logística reversa, realizada pela Coplacana, para atender também os agricultores familiares que não produzem cana de açúcar. Os representantes da Afocapi afirmaram que já está entre os objetivos da cooperativa o aumento dessas rotas de coleta e que essa possibilidade será avaliada pela equipe.

Reunião ocorreu na sede da Afocapi