Foi pago nesta semana a primeira parcela da dívida do precatório de desapropriação do Engenho Central: R$ 4,548 milhões. A informação foi divulgada pelo prefeito Barjas Negri durante coletiva hoje (18). Do total de R$ 30 milhões do precatório judicial, a Prefeitura propôs ao Grupo Silva Gordo redução de R$ 7,783 milhões. O pagamento de R$ 22,237 milhões será dividido em quatro anos.

Para o prefeito Barjas Negri, o pagamento da primeira parcela de R$ 4,548 milhões marcou definitivamente a conquista do Engenho Central, considerado um dos principais patrimônios arquitetônicos da cidade. “Agora podemos afirmar que o Engenho Central é do povo de Piracicaba, disse Barjas”.

Segundo o prefeito, a proposta desta Administração sempre foi de negociar o pagamento do precatório de desapropriação do Engenho Central, mas dentro de uma realidade financeira, da Prefeitura e do imóvel. Nas discussões, a Prefeitura mostrou que honra os seus compromissos e disposição de resolver definitivamente a situação do Engenho.

Barjas reiterou que o acordo é a garantia de que aquele espaço é da municipalidade e resolve um problema que se arrastava há quase 25 anos. Ele acredita que este acordo que é um marco para a prefeitura e facilitará as parcerias e investimentos culturais e estruturais no local, como a restauração dos prédios. “Estamos sinalizando para a população que, a partir de agora, a população pode debater a melhor forma de ocupar o Engenho”.

No acordo finalizado recentemente, conforme explicou o procurador-geral Milton Sérgio Bissoli, foi aplicada uma redução de R$ 7,783 milhões de juros moratórios. Do total final (R$ 22,237 milhões), mais R$ 6,673 milhões da dívida da Prefeitura com o Grupo serão investidos durante os próximos quatro anos na infra-estrutura do bairro Santa Rita: guias, sarjetas, asfalto e galeria pluvial. O Grupo fez o loteamento do Santa Rita.

Concluindo o acordo, R$ 940 mil serão descontados da dívida acordada (R$ 22 milhões) relativo ao IPTU atrasado do imóvel. Serão divididos em quatro parcelas (R$ 235 mil).