A Prefeitura encampou a Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) ao perímetro do Parque Tecnológico de Piracicaba, que por sua vez disponibilizará o seu espaço físico para a criação do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação, o NAGI-HUB Piracicaba.

Reunião que definiu a integração da Fumep ao Parque Tecnológico Piracicaba

A informação foi divulgada hoje, 20/04, durante assinatura de termo de cooperação que contou com a presença do prefeito Luciano Almeida, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Guidotti Jr., e do diretor-executivo da Fumep, Renato de Albuquerque Ferreira. A reunião contou ainda com participação de Euclides Libardi e Erick Gomes, representando o Simespi, Fabio Gerlach, do Sebrae, e Henrique Amorin Neto, da APLA (Arranjo Produtivo local do Álcool).

Por meio desta iniciativa, o NAGI-HUB Piracicaba na Fumep vai oferecer os seguintes serviços: ensaios laboratoriais, prototipação ágil, prova de conceito, manufatura básica, manufatura avançada, engenharia de processos, design de produtos, validação tecnológica, cursos de capacitação, programas de inovação aberta, apoio à pesquisa inovativa, além da oferta de novos espaços para incubação de empresas inovadoras.

O prefeito Luciano Almeida lembrou que a atual Administração já havia identificado a necessidade de fortalecer o ecossistema local e sua estrutura pública de serviços de apoio à inovação, dedicando-se integrar os elos da chamada tripla hélice, envolvendo poder público, academia e mercado. “Percebemos que a infraestrutura da Fumep, antes ociosa, seria ideal para dar suporte ao núcleo de apoio à gestão da Inovação do HUB Piracicaba e do Parque Tecnológico”, disse.

Jr. Guidotti destacou que a chance de crescimento contínuo e robusto do ecossistema passa necessariamente pela integração das comunidades acadêmicas e empresariais, que juntas tem potencial para incentivar a capacitação, pesquisa inovativa orientada às demandas reais e o empreendedorismo de base tecnológica e inovação aberta de modo economicamente viável. “Nosso papel como poder público é catalisar essa aproximação”, frisou o secretário

Renato de Albuquerque Ferreira, diretor-executivo da Fumep, disse que o Campus da instituição, com 226 mil m² abriga 42 laboratórios, 11 anfiteatros, salão nobre, ampla biblioteca, complexo esportivo, cantina, restaurante, academia ao ar livre com pista de caminhada e estacionamento com 1.200 vagas. Segundo o professor, trata-se de um espaço que é uma conquista municipal, que abriga uma comunidade acadêmica forte e que deve ser ativada em sua máxima potência para atender ao desafio de acelerar a inovação em Piracicaba e Região Metropolitana.

“Com as propostas de inclusão da estrutura da FUMEP no perímetro do Parque e criação do NAGI-HUB Piracicaba, ganhamos não apenas em áreas e equipamentos, mas temos também a oportunidade de mapear demandas reais da nossa indústria”, destacou Pedro Chamochumbi, agente de inovação da Semdettur e presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI). Para ele a iniciativa tende também a acelerar o desenvolvimento de novas estratégicas verticais para o ambiente de inovação e negócios, como a tecnologia da informação e a construção civil.

O PARQUE – Como território de inovação, o Parque Tecnológico de Piracicaba está consolidado, reconhecido como um caso de sucesso entre os parques tecnológicos do Estado de São Paulo, abrigando em seu perímetro o Arranjo Produtivo local do Álcool (APLA) e os principais ambientes de inovação do Brasil e da América Latina, dedicados à vertical Agro. O Núcleo Público do Parque conta atualmente com 21 empresas residentes, organizações maduras que se destacam por suas inovações de base cientifico-tecnológica.