J.F.C. durante aula de Inclusão Digital, recebendo instruções do professor

“Não me considero velho, mas um jovem de idade”, assim se apresentou J.F.C., de 64 anos, durante a aula de inclusão digital. O curso, aberto a usuários do Núcleo de Acolhimento Califórnia (NAC), casa de passagem para população adulta em situação de rua, Núcleo de Apoio Social e Centro Pop, serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), está em andamento no Senac, por meio da parceria com o Atendimento Corporativo da instituição. O objetivo é oferecer oportunidade de desenvolvimento profissional a este público.

A parceria tem a finalidade de contribuir para o conhecimento e possível inserção profissional das pessoas em situação de rua, no mercado de trabalho. O curso tem 36 horas e está programado para atender 20 pessoas. Durante as aulas eles aprendem os recursos básicos de informática e Internet, além da familiarização do ambiente Windows, aplicação de diferentes recursos de formatação em documentos, cálculos matemáticos em planilhas, apresentações, redes sociais, navegação, pesquisa na web e informações sobre o mundo do trabalho.

Com olhos atentos ao computador, J.F.C. contou um pouco sobre a sua trajetória de vida, lembrando sempre que, apesar da idade, quer uma oportunidade para recomeçar. “Estão me dando a ferramenta que preciso. Já passei por tantas lutas, principalmente por fazer das ruas a minha casa. As pessoas que se encontram em situação de rua querem uma chance, uma vida melhor. Morar na rua é muito sofrimento, por isso, quero mudança”, ressaltou.

W.F.S. utilizando Word, durante aula de Inclusão Digital

“Vejo que estar aqui é uma oportunidade para mim. Estou aprendendo a usar o computador, de forma a me ajudar com novo conhecimento para conseguir novas oportunidades”, disse W.F.S, de 33 anos.

“A aceitação desse público é uma resposta positiva. Mesmo que sejam poucos, o fato de virem até aqui, encararem uma atividade diferente em sala de aula e laboratórios, demonstra o interesse em aprender e em buscar mudanças. Reflete em nós, enquanto parceiros, o sentimento de que uma boa proposta educacional vale a pena”, comentou Renata Prates, executiva de contas do Senac Piracicaba.

Alunos durante o curso de Jardinagem – Foto: Senac Piracicaba

JARDINAGEM – A parceira entre Prefeitura e Senac também foi realizada com a oferta do curso de jardinagem, entre os meses de janeiro e fevereiro, reunindo cinco pessoas que aprenderam a implantar e manter pequenos jardins, com orientações para o planejamento de canteiros, desde a análise do local, a escolha das plantas, o preparo do solo e o plantio, além de técnicas de reprodução de mudas e montagem de vasos.