Com o objetivo de atrair a instalação de empresas para o Parque Tecnológico de Piracicaba, o prefeito Barjas Negri encaminhou o projeto 340/09 à Câmara de Vereadores. A propositura institui o Programa Especial de Incentivo ao Parque Tecnológico do Município e busca estimular a vinda de empresas ligadas à pesquisa científica, engenharia não-rotineira, informação tecnológica e extensão tecnológica em ambiente produtivo. Entre os incentivos do projeto, a Prefeitura prevê a doação ou concessão de terreno no Parque Tecnológico; 100% de isenção do ITBI (Imposto sobre Transmissão Inter-vivos); 100% de isenção de IPTU até o ano de 2.020; 100% de isenção de ISS dos serviços de construção civil, prestados na implantação ou ampliação e, além disso, 60% de desconto de ISS a contar do início do faturamento da unidade instalada no Parque. O secretário municipal de Finanças, José Admir Leite, lembrou que a proposta faz parte de uma política de diversificação da indústria local. “Quando não há diversidade nas atividades industriais, a economia fica suscetível a impactos de uma crise”, destacou. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Francisco Calil, já existem negociações para instalação de empresas no local. O secretário também realçou que a proposta é incentivar a instalação de empreendimentos tecnológicos que, por sua vez, auxiliam no desenvolvimento da cidade, gerando empregos, entre outras melhorias. Na exposição justificativa do projeto, a Prefeitura lembra que Piracicaba é uma das cidades do Estado com tradição na produção agrícola e evolui para a convergência das cadeias produtivas de biodiesel e álcool. A cidade também é destaque em pesquisa voltada às áreas da bioenergia e biocombustíveis. Somado a este potencial, a cidade conta, na área de ensino, pesquisa e desenvolvimento, com a presença da ESALQ/USP, renomado centro de excelência em pesquisa, reconhecida internacionalmente. Além da ESALQ, outras instituições de ensino superior se destacam na região com cursos voltados para área de bioenergia e biocombustíveis como UNIMEP, Escola de Engenharia de Piracicaba, UNICAMP (Campinas) e UNESP (Botucatu). Parque Tecnológico O Parque Tecnológico de Piracicaba foi criado pela Lei Municipal Complementar nº 233/2008, para ser um espaço de integração entre ensino, pesquisa, inovação e empreendedorismo. Possui 688,2 mil m² de área e está localizado na rodovia SP-147 – Piracicaba/Limeira “Deputado Laércio Corte” – bairro Santa Rosa. O Parque representa uma grande conquista da comunidade empresarial já que, além de alavancar iniciativas em andamento, promove e apóia a criação e o crescimento de empresas de base tecnológica, além de empreendimentos sociais pela oferta de ensino gratuito com a atuação da Fatec e do Ifet (Cefet). Para cidade como um todo, a estruturação do Parque Tecnológico também se mostra altamente positiva, uma vez que atrairá investimentos, mão-de-obra mais qualificada e novos conhecimentos. A somatória desses fatores terá seus efeitos multiplicadores na geração de emprego e renda, infraestrutura, arrecadação de impostos e melhoria da qualidade de vida de toda população.