O prefeito Barjas Negri enviou projeto de lei para apreciação da Câmara de Vereadores em que pede a autorização para o município celebrar convênio com o Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), para a adesão ao Sistema Detecta, que permite acesso exclusivo aos dados de interesse da segurança pública e de cooperação entre os órgãos públicos. O Sistema Detecta é uma importante ferramenta no combate à criminalidade. Desde que foi implantado, em 2014, até o dia 3/04, segundo informações da SSP, o sistema permitiu a prisão de 9.424 pessoas, interceptação de 5.689 veículos e apreensão de 517 armas de fogo ilegais no Estado.

Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel) da Guarda Civil: integração com o Sistema Detecta

O Detecta é uma ferramenta de Big Data, que emite alertas de situações de crimes e integra bancos de dados policiais e de outros órgãos, como Registro Digital de Ocorrência (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da PM (SIOPM – 190), Infocrim, Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.

Na exposição justificativa, Barjas Negri lembra que, por meio desse convênio, serão feitas ações conjuntas entre Estado e Município, voltadas à prevenção de crime e de violência, visando o aprimoramente da atuação do Estado na área de segurança com cooperação técnica e material do município. “É importante ressaltar que a proposta objetiva apenas a integração de dados, dentro dos sistemas hoje já existentes no município e daqueles que vierem a existir, não representando qualquer aumento das despesas públicas, nem implicando em repasses de recursos entre os órgãos do Estado e Município”, completa Barjas.

Para o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, essa é uma ação importante, que vai ajudar na diminuição de acidentes no município, já que veículos roubados geralmente transgridem as normas de trânsito e possibilitam haver mais intercorrências.

De acordo com a comandante da Guarda Civil (GC), Lucineide Aparecida Maciel, o Sistema Detecta vai integrar os bancos de dados do Estado com os do Município, utilizando da tecnologia que Piracicaba já dispõe, interligando o sistema de câmeras da Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel) da Guarda Civil, bem como a integração dos radares por meio da tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR), para reconhecimento de placas dos veículos integradas ao Detecta, pelo Sistema Radar.

“Esse sistema permitirá que a Guarda Civil receba informações de registros de ocorrências do banco de dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, potencializando as ações da Guarda Civil na identificação de veículos envolvidos em crimes, dando maior agilidade, assertividade e eficiência no combate à criminalidade. A GC trabalha de maneira integrada com a Polícia Militar e Polícia Civil, cada uma dentro de suas atribuições, sendo que com a implantação deste convênio fortalecerá ainda mais esta integração. Essas medidas têm por objetivo a modernização da Guarda Civil, garantindo assim maior segurança para a população”, ressaltou a comandante.