O prefeito Barjas Negri autorizou a licitação para a construção do edifício que irá abrigar a Incubadora de Empresas. A obra, fruto de uma parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, está orçada em R$ 8 milhões e contará com área de construção de 4.450 m². A Incubadora será construída no Parque Tecnológico, localizado na rodovia SP-147 – Piracicaba/Limeira “Deputado Laércio Corte” – bairro Santa Rosa. Com objetivo de oferecer apoio às empresas início de atividade, contribuindo para a sobrevivência das mesmas, a construção do novo edifício da Incubadora de Empresas contará com 24 salas, quatro células, três laboratórios, uma biblioteca, três salas de reunião, um auditório (130 lugares), três salas de administração, sanitários e estacionamento. O gerente da Incubadora de Empresas de Piracicaba, Eduardo Soriano, explicou que o novo prédio poderá incubar até 28 empresas. Ele destacou que, entre os benefícios desta nova unidade, encontra-se sua localização no Parque Tecnológico. “O local atrai mais negócios devido a sua visibilidade, além da oportunidade de estar próximo a grandes empresas do Distrito Industrial Uninorte, à metalúrgica Dedini e, em 2011, a Hyundai”, realçou. A Incubadora A Incubadora de Empresas de Piracicaba situa-se atualmente na avenida Dr. Cássio Paschoal Padovani nº 1216. É um imóvel com 1.888 m² de área construída, dividido em módulos que servem temporariamente às empresas. Possui uma área comum, com recepção, estacionamento próprio, sala para reuniões e treinamento, instalações sanitárias e copa e cozinha. As empresas apoiadas rateiam despesas de uso comum como energia elétrica, água, telefone, internet, material de escritório, material de limpeza e higiene e serviço de limpeza. Foi inaugurada oficialmente no dia 11 de outubro de 2002, porém sua história começou, em 1995, quando a diretoria regional do Ciesp em Piracicaba propôs sua criação à Prefeitura do município. Na época, todos os trâmites foram feitos por meio do então Departamento de Micros, Pequenas e Médias Empresas do Ciesp, em São Paulo. No dia 30 de dezembro de 1996 foi aprovada a criação da Incubadora de Piracicaba, pela Lei nº 4245. O projeto, no entanto, andou a passos lentos durante os quatro anos seguintes, devido à mudança de governo no município, mas em 2000 retomou fôlego e as atividades tiveram continuidade. No dia 31 de agosto de 2001 foi assinado um convênio entre a Prefeitura e Fiesp/Ciesp visando à cooperação mútua para a implantação e administração da Incubadora em Piracicaba. No dia 23 de abril de 2002, aconteceu o lançamento oficial do projeto Incubadora, que começou a funcionar efetivamente em 11 de outubro de 2002, com a participação de seis empresas. Em novembro de 2007, a ACIPI assumiu a Incubadora como nova gestora, sendo que atualmente há 11 empresas residentes (dentro da Incubadora) e seis associadas (empresas que recebem apoio, mas estão fora do espaço físico atual).

Raio-X da construção da Incubadora de Empresas

Subsolo

Construção

24 salas

43,90 m²

4 células

16,45 m²

3 laboratórios

260 m²

168 m²

130 m²

1 biblioteca

93 m²

3 salas de reunião

22 m²

44 m²

Térreo

Construção

1 auditório (130 lugares)

362 m²

3 salas de administração

21,5 m²

Parque Tecnológico O Parque Tecnológico de Piracicaba foi criado pela Lei Municipal Complementar nº 233/2008, para ser um espaço de integração entre ensino, pesquisa, inovação e empreendedorismo. Possui 688,2 mil m² de área e está localizado na rodovia SP-147 – Piracicaba/Limeira “Deputado Laércio Corte” – bairro Santa Rosa. Representa uma grande conquista da comunidade empresarial já que, além de alavancar iniciativas em andamento, promove e apóia a criação e o crescimento de empresas de base tecnológica, além de empreendimentos sociais pela oferta de ensino gratuito com a atuação da Faculdade de Tecnologia (Fatec) e do Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifet). Com o objetivo estimular a vinda de empresas ligadas à pesquisa científica, engenharia não-rotineira, informação tecnológica e extensão tecnológica em ambiente produtivo, o prefeito Barjas Negri encaminhou, no final de novembro, o projeto 340/09 à Câmara de Vereadores, que institui o Programa Especial de Incentivo ao Parque Tecnológico. Entre os incentivos do projeto, a Prefeitura prevê a doação ou concessão de terreno no Parque Tecnológico; 100% de isenção do ITBI (Imposto sobre Transmissão Inter-vivos) por uma única transferência, desde que a propriedade seja consolidada dentro do prazo de 05 (cinco) anos a contar da obtenção da posse; 100% de isenção de IPTU até o ano de 2.020; 100% de isenção de ISS dos serviços de construção civil, prestados na implantação ou ampliação e, além disso, 60% de desconto de ISS a contar do início do faturamento da unidade instalada no Parque.