O arquiteto e curador Marcello Dantas, responsável por inovar o conceito de museologia no país e pela concepção de museus como o da Língua Portuguesa e o do Futebol, visitou o Engenho Central. Ele foi recebido pelos secretários Adolpho Queiroz, da Ação Cultural (Semac), pelo diretor-presidente do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), Daniel Rosenthal, e pelo arquiteto Marcelo Cachioni, diretor do Departamento do Patrimônio Histórico.

O arquiteto foi recebido pelos secretários Adolpho Queiroz, da Semac, pelo diretor-presidente do Ipplap, Daniel Rosenthal

Dantas foi o responsável por assinar, em 2015, o primeiro anteprojeto para a construção do Museu do Riso, na gestão do então prefeito Gabriel Ferrato.

Os contatos com Dantas foram restabelecidos por Queiroz nas últimas semanas e a visita agendada. "O que era para ser apenas uma conversa sobre o Museu do Riso acabou transbordando para outros cenários, depois que Dantas visitou os barracões 5, do Engenho, e ficou fascinado por eles", conta Queiroz.

Os secretários e o diretor do Ipplap expuseram a Dantas a necessidade de dar ao Engenho Central um novo papel diante da cultura local. Dantas colocou-se à disposição de todos para colaborar com novos olhares sobre a ocupação, do ponto de vista arquitetônico e para interlocução com outros setores empresariais, capazes de fomentar as intenções da Prefeitura em ocupar culturalmente e gastronomicamente os 18 barracões do Engenho.

Atualmente, apenas 5 espaços estão com atividades regulares: o 14, onde funciona o CEDHU (Centro Nacional de Pesquisa sobre o Humor Gráfico); o barracão onde hoje é o Teatro Erotides de Campos; os dois casarões que abrigam a Ação Cultural e a sede da Selam, e o barracão 9, onde estão depositados móveis, objetos, palcos e tendas, antes guardados em imóvel alugado. Os demais barracões ficam desocupados sistematicamente e apenas alguns deles são usados para exposições, como o 14 e outros, apenas durante a Festa das Nações.

O secretário municipal de Obras, Paulo Ferreira da Silva, também participa da formatação do projeto para as obras de ajuste nos barracões, projeto este que será apresentado pelo prefeito Luciano Almeida quando atingir seu 100º dia de governo, na primeira quinzena de abril.