No sábado, 11/05, às 20h, acontece na sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto a apresentação teatral solo Partir, com o ator Romualdo Sarcedo. A realização é da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com produção da Roma Produções Artísticas. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação na bilheteria do teatro, com sugestão de doação de um quilo de alimento não perecível. A classificação etária é de 14 anos.

Em Partir, o ator Romualdo Sarcedo interpreta um homem prestes a partir para uma viagem. Ele tenta adiar o quanto pode esta partida, enquanto arruma a mala e relembra poemas de Fernando Pessoa, bem como seus heterônimos Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Os textos retratam o estado emocional, indo da euforia à decepção, além de pessimismo, temor ao desconhecido e angústia pela busca de um sentido para a existência. Para o ator, “A obra é uma viagem pelas águas turbulentas das emoções humanas.”

Este encadeamento de poemas ganha força dramatúrgica e ação teatral pela sequência em que se encontram “costurados” na lembrança deste homem, que chegando a um momento limite em sua vida, vê-se mergulhado neste turbilhão de emoções ante o temor do desconhecido e a dúvida em seguir adiante. Este homem que lança-se a vida como uma viagem, está sempre de partida ou de chegada, mesmo que nunca chegue, mesmo que nunca parta, mesmo que adie indefinidamente a arrumação das malas.

Roteirizada e interpretada por Romualdo Sarcedo, a peça é construída como uma “necessidade”, segundo as palavras do intérprete: “necessidade de trazer a poesia muitas vezes esquecida nos livros em algum canto da velha estante para o centro da reflexão, da sensibilização e do contato humano; necessidade de propor um momento de desaceleração, de um olhar mais apurado para dentro de nós mesmos e para a vida que nos rodeia; necessidade de realizar um exercício cênico numa fusão de linguagens num momento intimista, buscando incessantemente preservar e elevar o humano que há em nós”.

O espetáculo estreou em 2014 e completa 10 anos neste mês de maio. Foram inúmeras apresentações em teatros, escolas, entidades culturais, saraus literários, além de ter sido apresentado via streaming durante o período da pandemia na plataforma Teia 19, de Portugal. O ator Romualdo Sarcedo retorna a Piracicaba após participar da temporada de 2023 da Ópera Tosca, de Giacomo Puccini, em teatros da região do Vêneto, na Itália.

SERVIÇO – Solo Partir, com o ator Romualdo Sarcedo. Neste sábado, 11/05, às 20h, na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Rua Gomes Carneiro, 1212. Classificação: 14 anos. Entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação na bilheteria do teatro. Informações: 3403-2600.

Início: sábado 11 maio, 2024 às 20:00

Fim: sábado 11 maio, 2024 às 21:30

Local: Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto: Rua Gomes Carneiro, 1212. SP BR