A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), realiza no dia 07/05, às 10h, a Palestra Aprendizagem Profissional –  Cota de Aprendizagem Dentro das Empresas. O evento acontece em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no auditório do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições), com o objetivo de conscientizar e esclarecer dúvidas sobre a cota de aprendizagem dentro das empresas. A palestra é gratuita e os interessados em participar podem se inscrever pela internet.

A aprendizagem profissional é uma política pública de inclusão de adolescentes e jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho. Além de ser uma oportunidade para esse grupo se iniciar na vida profissional, permite que os empresários formem mão-de-obra qualificada. Empresas de grande e médio porte podem contratar esses jovens na condição de aprendizes, desde que estejam matriculados em cursos de aprendizagem profissional.

A palestra será ministrada pela auditora fiscal do trabalho e gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Piracicaba, Gabriela Mendonça de Albuquerque. O superintendente substituto do MTE estadual, Antônio Fojo da Costa, também estará no evento para esclarecer dúvidas do público.

A auditora irá explicar detalhadamente sobre a legislação do contrato especial de aprendizagem, além de remuneração e tempo de serviço permitido. “A contratação por meio da aprendizagem é um instrumento de inserção efetiva no mercado de trabalho dos jovens e é fator de promoção de desenvolvimento do país”, comenta Gabriela.

SERVIÇO – Palestra Aprendizagem Profissional –  Cota de Aprendizagem Dentro das Empresas. Evento gratuito acontece no auditório do Simespi, no dia 07/05,  das 10h às 12h (coffee a partir das 09h30), localizado na Rua Samuel Neves, 1601, Bairro São Judas. A palestra é gratuita e as inscrições devem ser feitas preenchendo o formulário pelo endereço: https://forms.gle/3SoB84S9jwBpwTDd7 .

Início: terça-feira 07 maio, 2024 às 10:00

Fim: terça-feira 07 maio, 2024 às 12:00

Local: Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições): Rua Samuel Neves, 1601, Bairro São Judas. SP BR