Acontece nos dias 09 e 23/03 e no dia 20/04, das 6h às 13h, o Encontro Formativo para professores e educadores – Mirando nossas águas, resgatando nossa história: educação ambiental pelo rio Piracicaba, que acontecerá no Parque do Mirante e no Tanquã.

A ação vai abordar a questão da água no município e a história do desenvolvimento de Piracicaba em torno do rio, com visitas monitoradas ao Parque do Mirante (como parte do programa Mirando Nossas Águas) e à Área de Proteção Ambiental do Tanquã, conhecido como o minipantanal paulista.

Ações fazem parte da programação do Mês da Água, elaborada pela Prefeitura, por meio do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (NEA/Simap) e em parceria com Imaflora, Rotas Afro, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba (Smads), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Projeto Corredor Caipira. Conta ainda com apoio e parceria da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Fundação Florestal (FF) e Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e Comissão de Mudanças Climáticas de Piracicaba (Comclima).

A programação tem como como objetivo refletir sobre os impactos que as mudanças climáticas têm sobre a água e o que é possível fazer para viabilizar a adaptação diante de cenários que envolvem desde enchentes e chuvas intensas até a escassez hídrica.

Início: sábado 09 março, 2024 às 06:00

Fim: sábado 20 abril, 2024 às 13:00

Local: Parque do Mirante: Av. Dr. Maurice Allain, s/n/ Tanquã: Rod. Samuel de Castro Neves - Ibitiruna, Piracicaba - SP SP BR