O documentário que conta a história dos 50 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba será exibido no Anfiteatro Henfil, no Armazém 14 do Engenho Central no dias 26, 27, 28 e 29/10, com entrada gratuita. Nos dias 26 e 27, a exibição acontece às 18h30. Nos dias 28 e 29, serão realizadas exibições às 14h e 18h. A entrada é gratuita.

Salão Internacional de Humor de Piracicaba – 50 anos marca o meio século de existência do evento piracicabano, considerado um dos mais importantes do circuito do humor gráfico do mundo. O documentário é uma produção da Prefeitura de Piracicaba, por meio do CCS (Centro de Comunicação Social), da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). A curadoria de conteúdo, direção, locução e produção é do jornalista Rafael Bitencourt.

O inédito material contém depoimentos de diversos fundadores do Salão, como Zelio Pinto, além de renomados artistas que participaram e ainda participam do evento, diretores, do presidente da edição, Paulo Bonfá, e também do secretário da Semac, Carlos Beltrame, e do prefeito Luciano Almeida.

Para a produção, ainda foi realizada uma curadoria de imagens, com fotos, vídeos, materiais publicados na imprensa. O ponto de partida é o início do Salão, o que motivou os fundadores a criarem, durante a Ditadura, um evento de teor crítico. Há todo um cuidado para levar o espectador à compreensão daquele período, as influências, os esforços.

Ex-diretor do Salão, Eduardo Grosso, é um dos entrevistados da produção
Ex-diretor do Salão, Eduardo Grosso, é um dos entrevistados da produção

Início: quinta-feira 26 outubro, 2023 às 18:30

Fim: domingo 29 outubro, 2023 às 18:00

Local: Anfiteatro Henfil, no Armazém 14 do Engenho Central: Avenida Dr. Maurice Allain, 454. SP BR