Acontece no dia 10/05, às 19h, a abertura da 7ª edição do Salão de Aquarelas de Piracicaba (SAP), realizada pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). Com 74 obras de 38 artistas de diversas partes do Brasil, o 7º SAP (Salão de Aquarelas de Piracicaba) vai inaugurar o espaço principal de exposições na Nova Pinacoteca e segue aberto até 14/07. A solenidade de premiação também será realizada nesta sexta, 10/05.

Os prêmios aquisitivos do Prefeitura de Piracicaba do 7º SAC foram concedidos para Adriana Scauri, com a obra Onde Nasce o Rio; João Paulo de Carvalho, com Textura do Silêncio V; Carlos Avelino Santos dos Reis, com Cayma – Peru; Lisete Terezinha Assen de Oliveira, com Dos Pretos (1); Arthur Guedes de Melo, com Dona Maria, e Reinaldo Nishimura, com Caminhos.

Nesta edição, João Paulo de Carvalho também recebeu o prêmio Capa (a obra que vai estampar a capa do folder de divulgação com a obra Textura do Silêncio IV). Já a Medalha Miguel Dutra foi concedida para Carmelo Gentil Filho, com a aquarela Vale do Anhangabaú – SP.

Também foram conferidas menções honrosas para André Sakrai, com a aquarela Mãe Costurando; Zilda Felisbino, com Orquídea II; Ana Maria Müller Grollmann, com uma obra da série Fragmentos da Mata Atlântica – Acanthaceae; Eliana de Jesus Lima Santos, com Passeio de Carroça, e Marlene Eberhardt Prado, com a aquarela Três Palmeiras.

A TÉCNICA – Aquarela é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. Os suportes utilizados na aquarela são muito variados, embora o mais comum seja o papel com elevada gramagem. Isso porque é necessário que o papel seja mais grosso visto a utilização da água, fazendo com que não haja deformações no papel. São também utilizados como suporte o papiro, casca de árvore, plástico, cartolina, couro, tecido, madeira e tela.

Início: sexta-feira 10 maio, 2024 às 19:00

Fim: domingo 14 julho, 2024 às 17:00

Local: Nova Pinacoteca Municipal Miguel Archanjo Benício D’ Assunção Dutra, localizada no Armazém 14 do Engenho Central. SP BR