A Prefeitura promove, no dia 25/05, a 8ª Conferência da Cidade de Piracicaba. O evento acontece das 7h30 às 18h30, na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), e é aberto ao público. Na ocasião, também serão eleitos os delegados para representar Piracicaba na Conferência Estadual e os membros da sociedade civil para o Conselho Municipal da Cidade (ConCidade).

Com o tema “Construindo a Política Nacional, Estadual e Municipal de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, o evento tem o objetivo de criar um espaço para debater e avaliar as políticas públicas no município. A Fumep está localizada na avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560, no bairro Areão. Para participar, basta ter mais de 18 anos e apresentar documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência.

Para Andrea Ribeiro Gomes, secretária de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget), o intuito do evento é debater desafios e desenhar caminhos para um desenvolvimento urbano mais inclusivo e justo. “É um espaço para cada morador e moradora de Piracicaba olhar para suas regiões e pensar quais são as prioridades a serem estabelecidas para construir a cidade que queremos. É uma oportunidade para os cidadãos pensarem sobre os desafios e potencialidades do nosso município e compartilharem essas ideias conosco em uma grande roda de conversa”, explica.

De acordo com Maria Beatriz Silloto Dias de Souza, coordenadora do departamento de planejamento da Semuhget e membro da Comissão Organizadora da Conferência, é importante que os moradores de Piracicaba participem dessa ação. “Teremos eleições dos delegados que vão representar a sociedade civil para a etapa estadual que, futuramente, podem participar da etapa a nível federal. É uma forma de o poder público entender o que acontece no município e estabelecer um diálogo com a sociedade civil. Dessa forma, é possível desenvolver políticas de desenvolvimento urbano para a cidade”, explica.

O evento conta com uma palestra às 9h, sobre o tema “Construindo a Política Nacional, Estadual e Municipal de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. A programação segue com debates e, às 15h, acontece a eleição dos delegados para a etapa estadual. Na sequência, às 16h, está previsto para ocorrer a eleição dos membros da sociedade civil para o ConCidade.

SERVIÇO — 8ª Conferência da Cidade de Piracicaba. 25/05, das 7h30 às 18h30, a Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), localizada à rua Av. Monsenhor Martinho Salgot, 560, Areão. Entrada gratuita e aberta ao público.

Confira a programação completa da 8ª Conferência da Cidade de Piracicaba

7h30 às 8h30 – Credenciamento

8h às 8h30 – Abertura

8h30 às 9h – Leitura e aprovação do Regimento Interno

9h às 10h – Palestra sobre o tema: “Construindo a Política Nacional, Estadual e Municipal de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.

10h às 12h30 – Debates em grupos de trabalho

12h30 às 13h30 – Lanche

13h30 às 15h – Apresentação, na plenária, dos resultados dos debates dos grupos de trabalho

15h às 16h – Eleição dos(as) delegados(as) para a Etapa Estadual