Foto de cima do Armazém 9, do Engenho Central; no solo estão barracas de feira de empreendimento com pessoas em volta
Nova edição da feira do Assupira é no domingo, crédito - Diego Soares

Com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), a Assupira (Associação de Surdos – Libras de Piracicaba), entidade representante de pessoas surdas, com deficiência auditiva ou surdocegueira, realiza no domingo, 10/11, das 10h às 18h, no Engenho Central, o 6° Assupira & Empreendedorismo, evento de fomento de negócios, com exposição de produtos e serviços para comercialização. A entrada é gratuita e o evento acontece nos armazéns 9 e 14.

O 6° Assupira & Empreendedorismo ainda abriga o 1º Festival de Arte e Cultura Surda, que acontece das 13h às 18h, no auditório do Armazém 14 e no Pequeno Pátio do Engenho Central, com apresentações de artistas surdos reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, acompanhados por um artista que fará a sincronização sonora ou musical das poesias. As apresentações serão em Libras com interpretação para a Língua Portuguesa (confira programação completa abaixo).

O evento busca fortalecer os empreendedores locais, dar visibilidade à comunidade surda e promover arrecadação de fundos para a Associação. O 6º Assupira & Empreendedorismo também terá espaço gastronômico com food trucks no Pequeno Pátio do Engenho Central.

Beatriz Turetta, uma das idealizadoras da Associação, explica que os empreendedores participantes do evento realizam ação solidária para a Assupira porque a adesão à feira é mediante pagamento de taxa, contribuindo com a manutenção da associação, que hoje atende entre 10 e 180 pessoas, a depender da atividade.

ASSUPIRA – A Associação de Surdos – Libras Piracicaba é uma entidade de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, com finalidade educacional, recreativa, social, cultural e desportiva e busca aglutinar forças e representar as aspirações das pessoas surdas, com deficiência auditiva ou surdocegueira, oferecendo suporte para seus familiares e profissionais que trabalham na saúde, educação e outras áreas. Atua no município com cerca de 50 voluntários que disponibilizam parte de seu tempo e trabalho para mudar a qualidade de vida da comunidade surda no município.

Atualmente a Assupira oferece à comunidade surda treinos de futsal, grupo de estudos para tils, encontro de surdos no Sesc Piracicaba, projeto Expressão em parceria com o Sesc Piracicaba e o projeto Horta-Escola para surdos. Também oferece curso de Libras.


SERVIÇO – 6° Assupira & Empreendedorismo. Domingo, 10/11, das 10h às 18h, nos Armazéns 9 e 14 do Engenho Central (avenida Maurice Allain, s/n, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Interessados em mais informações podem entrar em contato pelo direct do Instagram da associação (@assupira) ou pelo WhatsApp (19) 97829-6009.

Programação do 1º Festival de Arte e Cultura Surda

13h às 14h30 – Apresentação de técnicas de desenho, com Fábio de Sá e Lucas Ramon

14h30 às 15h – Contação de histórias e brincadeiras em Libras, com Fábio de Sá e Wilson Santos

15h30 às 16h15 – Bate-papo sobre cultura e pluralidade, com: Fábio de Sá, Sylvia Lia e Ricardo Nakasato

16h15 às 18h – Sarau com Fábio de Sá, Francisco de Sá, Bruno Ramos da Silva, Ianna Bárbara de Souza, Rafaela Schineider e Caê Coragem