A imagem mostra uma pessoa com cabelo grisalho e cacheado que está vestindo uma camisa verde com um padrão de folhas. No braço visível, há uma tatuagem colorida que parece ser floral.
Luciana Machado, socióloga, falará sobre o panorama da Vigilância Socioassistencial no estado de São Paulo e perspectivas quali e quanti na Vigilância

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), promove na sexta, dia 08/11, das 8h30 às 16h, no anfiteatro da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), o 1º Seminário de Vigilância Socioassistencial de Piracicaba: Inovação e Assistência Social. O evento é organizado pela Vigilância Socioassistencial e contará com palestra, mostra de experiências, apresentações culturais e roda de conversa.

O objetivo do seminário é promover ações e discussões para aprimorar e fortalecer a Política de Assistência Social no município, por meio da inovação, troca de informações, estímulo à produção científica dos trabalhadores, estudantes e usuários da rede socioassistencial da região e a colaboração entre os diferentes atores do poder público, organizações da sociedade civil, setor privado e acadêmico, visando ampliar a articulação para o atendimento à população.

Luciana Machado, socióloga, pós-graduada em Economia Solidária e Tecnologia Social e em Gestão Pública Municipal será a palestrante que abordará o tema Panorama da Vigilância Socioassistencial no estado de São Paulo e Perspectivas quali e quanti na Vigilância Socioassistencial.

Após a palestra, os participantes poderão conferir as apresentações da mostra de experiências, com 20 trabalhos sobre gestão de serviços, programas, projetos, e desenvolvimento social. A mesa avaliadora será composta por Ana Lúcia Kassouf, professora do Departamento de Economia da USP e pesquisadora do PEP; Gisele Diniz, assistente social e especialista em Atendimento Psicossocial às Vítimas de Violência; Andréa Ribeiro, arquiteta e urbanista; Pedro Chamochumbi, professor e consultor do Instituto Pecege; Elaine Teotônio, produtora cultural e fundadora do Instituto Afropira; e Josué Lazier, bacharel em Teologia e Direito e doutor em Educação.

O evento contará ainda, com apresentações culturais de crianças e adolescentes do Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), unidades Jaraguá e Bosques do Lenheiro e roda de conversa com o tema Inovação no SUAS, com Josué Lazier, Fernando Camargo, antropólogo, pós-doutorando em Comunicação, Arte e Cultura e assessor técnico na Smads e Luzia de Oliveira, bióloga, agente de Educação Ambiental do Sesc Piracicaba, educadora e mestre em Clima e Ambiente. A mediação será de Fernanda Souza, socióloga da Vigilância Socioassistencial da Smads.

O encerramento será realizado com a participação do grupo Samba de Lenço e premiação da mostra.

SERVIÇO – 1º Seminário de Vigilância Socioassistencial de Piracicaba. Dia 08/11, das 8h30 às 16h, no anfiteatro da Fumep (avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560, Areão). Participação gratuita.