A Secretaria Municipal de Educação realizou, na manhã de hoje, 01/11, uma formação para os diretores das 48 escolas de ensino fundamental, com foco na aplicação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). A capacitação ocorreu no anfiteatro da SME.

O objetivo foi orientar os diretores sobre os procedimentos de aplicação da prova, esclarecer dúvidas e atualizar novos gestores. Após essa capacitação, os diretores também treinarão os professores responsáveis pela aplicação da avaliação em suas escolas.

A imagem mostra uma mulher de branco falando ao microfone numa sala de aula. Ela está de pé e olhando para a plateia. Ao fundo, várias mulheres estão sentadas em cadeiras em uma fileira de cadeiras de auditório azuis e marrons. A sala é iluminada e parece ser um espaço de conferência ou treinamento. As mulheres sentadas parecem estar participando de uma apresentação ou palestra. A sala está organizada e limpa, sugerindo um ambiente formal. A imagem captura um momento de apresentação ou discussão, com a oradora interagindo com sua plateia. As mulheres na plateia parecem estar atentas ao que está sendo dito.
A capacitação com os diretores ocorreu no anfiteatro da SME

Luciana Chittolina, supervisora da SME e coordenadora da avaliação na rede municipal, ressaltou a importância de que os pais enviem as crianças para participar da prova. “Neste dia, as escolas recebem fiscais, e alguns representantes dos pais acompanham a realização da prova para garantir a transparência do processo”, destacou.

A imagem mostra uma mulher de meia-idade, com cabelos escuros e lisos, usando uma blusa lilás e um casaco branco comprido. Ela está segurando um microfone e falando para uma plateia, com uma expressão facial séria e concentrada. Ela parece estar em um palco ou auditório, com um letreiro ao fundo que diz "Prefeitura de Piracicaba". O ambiente é claro e bem iluminado. A mulher apresenta-se confiante e segura de si. A imagem sugere uma apresentação formal, possivelmente uma palestra, evento governamental ou conferência.
Luciana Chittolina é supervisora da SME e coordenadora da avaliação na rede municipal

O Saresp será aplicado em 13/11, e tem a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, oferecendo subsídios aos gestores para monitorar políticas voltadas à melhoria da qualidade educacional.

Os alunos da rede municipal de Piracicaba serão avaliados em Língua Portuguesa e Matemática, e os resultados auxiliarão na definição de ações pela Secretaria, além de integrarem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).