Com foco no atendimento do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), as equipes de abordagem social realizam, todas as semanas, em varejões municipais e outros equipamentos públicos de grande circulação, divulgação e orientação sobre situações de trabalho infantil e situação de rua.
Gabriel Tancredo, 24 anos, é feirante e foi abordado pela equipe do Seas que entregou folheto sobre o atendimento do serviço e fez orientações em casos de trabalho infantil e situação de rua. “É importante que as equipes divulguem os canais de denúncias, principalmente em casos de pessoas em situação de rua. Muitas vezes nos deparamos com essas situações, mas não sabemos a quem recorrer”, comentou.
Lígia Angelocci, coordenadora do Seas, explica que as ações visam conscientizar e sensibilizar a população quanto aos riscos e prejuízos do trabalho infantil e estimular as denúncias nos telefones móveis do Seas, como enfrentamento da problemática do trabalho infantil e as situações de rua. “Esse movimento é importante durante todo o ano, por isso esta ação é realizada toda semana. É uma forma de conscientizar a população, assegurar os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, e sua proteção contra qualquer forma de exploração”, ressalta.
O Seas realiza a busca ativa e abordagem nas ruas, identificando nos territórios a incidência de trabalho infantil, violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua e outras, prestando orientações e promovendo o acesso à rede de serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas.
A equipe pode ser acessada pelos telefones: 19 99446-4389 / 99705-4663.