A Prefeitura de Piracicaba vai ampliar a quantidade de serviços públicos oferecidos na plataforma digital Sem Papel. Em reunião na manhã de hoje, 20/09, entre o prefeito Luciano Almeida, representantes da empresa Softplan, responsável pelo programa, e os secretários Paulo Frias (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial – Semuhget), Jane Franco Oliveira (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte – Semuttran) e Telma Trimer (Secretaria de Finanças), foram definidos os novos serviços a serem implementados e disponibilizados já a partir de outubro/24 para toda a população.
Nesta nova etapa de automatização, o objetivo é agilizar e otimizar os processos dos principais assuntos tratados pela Semuhget, como: Certidão de Uso e Ocupação de Solo; Alvará para Unificação, Desmembramento, Desdobro ou Retificação; Certidão de Histórico de Imóveis e Autodeclaração de Reforma em Unidade Autônoma de Condomínio.
A partir desta ação, o Sem Papel vai acelerar os processos trazendo redução significativa do tempo de tramitação das solicitações; mais transparência, trazendo ampla visibilidade das etapas dos processos para todos os envolvidos; maior precisão com diminuição dos erros manuais e padronização das informações; eficiência com a otimização dos recursos e redução da burocracia, além da sustentabilidade com a redução do uso de papel e otimização dos processos internos.
Na próxima sexta-feira, 27/09, acontecerá reunião com todos os setores envolvidos – entre eles cartórios e imobiliárias – para apresentação do sistema e novos serviços, bem como esclarecimento de dúvidas sobre a utilização da plataforma digital.
SEM PAPEL – Iniciado em julho de 2023, o Prefeitura Sem Papel oferta mais de 100 serviços essenciais de forma digital a toda população. O programa consiste em um sistema de documentos e processos administrativos totalmente digital e integrado que possibilita aos cidadãos acompanharem os processos feitos ao Executivo por meio eletrônico (computador, celular, tablet, etc), dando agilidade, transparência e praticidade ao contribuinte, sem a necessidade de comparecer ao prédio do Centro Cívico.