A experiência da Rede Municipal de Educação de Piracicaba com a abordagem STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) foi destaque em evento promovido pela Fundação ArcelorMittal, que ocorreu na cidade de São Paulo na semana passada.
O evento, intitulado Rodada STEAM, contou com a participação de 40 convidados, entre lideranças empresariais e do terceiro setor, representantes de organizações, professores e investidores. O objetivo foi reunir entidades importantes do investimento social privado que tenham o desejo de destinar recursos para promover uma transformação na educação.
Hérika Machado, professora formadora com foco em ciência, tecnologias educacionais e metodologias ativas, da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, representou o município e apresentou um panorama sobre a experiência da rede com os projetos que utilizam a abordagem. “Piracicaba foi apresentada como um case de sucesso, evidenciando os resultados positivos desse tipo de investimento social privado por parte da empresa. Hoje os projetos STEAM envolvem uma parcela significativa da rede, e os representantes das empresas que estavam presentes no evento ficaram impressionados com o trabalho que está sendo desenvolvido em Piracicaba.”
Na oportunidade, Catarina Lutero Mendes, Business Partner de Investimento Social da Fundação ArcelorMittal, destacou que Piracicaba é constantemente citada como referência nos lugares onde eles atuam e oferecem suas formações. A cidade foi escolhida como piloto para implantação do projeto, e desde então, a Fundação já passou por 11 municípios, sempre mantendo Piracicaba em evidência por sua importância e pioneirismo.
PIRACICABA EM DESTAQUE – A Rede Municipal de Educação de Piracicaba garantiu 21 vagas entre os classificados para a próxima fase do Prêmio Liga Steam 2024. O concurso recebeu cerca de 2.000 inscrições vindas dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.
Atualmente, os projetos estão em fase de implementação nas escolas municipais, com avaliação das ações realizadas marcada para o mês de novembro e divulgação dos vencedores em 22 de novembro. Os projetos vencedores receberão, neste ano, um total de R$ 120 mil em dinheiro.
SOBRE A LIGA STEAM – Criada em 2022, a Liga STEAM dedica-se a difundir a abordagem STEAM que integra os ensinos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, pelo país. Por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a abordagem busca formar estudantes para resolução de desafios reais e que construam conhecimentos, apoiados pelo educador.