Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023 mostram que a Rede Municipal de Educação de Piracicaba alcançou uma nota de 6,4; superior ao índice nacional – considerando as escolas da rede municipal do país – que foi de 5,8. Referente a média das escolas públicas e privadas, o Brasil registrou um índice de 6,0.
Considerando a média estadual, que foi de 6,2, 31 das 45 escolas de Ensino Fundamental (Anos Iniciais – do 1º ao 5º ano) da Rede Municipal que fizeram a avaliação no ano passado superaram ou se igualaram à média alcançada pelas escolas do Estado de São Paulo.
As escolas que atingiram os maiores índices na avaliação foram: Maria Benedicta Pereira Penezi (8,0); Manoel Rodrigues Lourenço (7,9); Ilda Jenny Stolf Nogueira (7,9); Alberto Thomazi (7,8) e Joaquim Carlos Alexandrino de Souza (7,8).
As escolas rurais de Piracicaba também tiveram destaque nas notas do Ideb 2023, registrando crescimento expressivo. A escola municipal Maximiano Fermino Gil, localizada no bairro de Anhumas, passou de um índice de 5,3 no Ideb em 2021 para 6,2 em 2023. A unidade de Artemis, Décio Miglioranza, subiu de 6,3 em 2021 para 7,0 no ano passado; e a escola Manoel Rodrigues Lourenço, do bairro Pau Queimado, aumentou o Ideb de 7,1 em 2021 para 7,9 em 2023.
Destaca-se ainda que 27 escolas da rede municipal cresceram no índice na comparação com as notas de 2021, que foi de 6,3.
O índice registrado por Piracicaba mostra que a educação municipal está retornando ao patamar de desenvolvimento registrado antes da pandemia, demonstrando que a rede conseguiu se recuperar das perdas educacionais ocorridas neste período e atingindo a meta estabelecida pela gestão.
O Ideb é considerado o principal indicador de educação do Brasil, foram divulgados ontem, 14/08, pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
COMPARATIVO – Na coletiva de imprensa realizada para apresentar os dados, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que os resultados do Ideb foram impactados pela pandemia do coronavírus, uma vez que sua metodologia compreende medidas do aprendizado e da trajetória regular dos alunos entre as etapas de ensino. O cálculo do indicador de 2021 seguiu a mesma metodologia proposta em 2007, utilizada de forma inalterada ao longo dos anos, com o objetivo de manter a comparabilidade do indicador.
METAS E PROJEÇÕES – O Ideb é calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.