A Secretaria Municipal de Educação realiza a 1ª Feira de Matemática, Ciência e Tecnologia, intitulada Eureka!, nos dias 28, 29 e 30/08, das 8h30 às 16h30, no galpão 14C do Engenho Central. O evento tem como objetivo fomentar a investigação científica, a criatividade e a inovação entre os alunos da rede municipal, e será aberta para visitação das escolas e dos pais e responsáveis.

Lançamento da feira ocorreu em abril no anfiteatro da SME e contou com palestra sobre divulgação científica

A abertura oficial do evento ocorre no dia 27/08, às 19h30, no Anfiteatro da SME, com uma palestra da professora Madeline Maia, que possui uma vasta formação acadêmica e experiência na área da matemática. Madeline é mestre em Educação e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará, doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possui pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Além de sua atuação como pesquisadora e professora na Universidade Estadual Vale do Acaraú, Madeline é autora de diversos livros didáticos e lidera o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Matemática em Sobral, Ceará. Sua palestra, intitulada Construindo Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, promete inspirar os educadores a explorar novas abordagens para o ensino da matemática, de forma criativa e inclusiva.

Eloisa de Toledo Cruz é supervisora de ensino da SME e faz parte da comissão organizadora da feira

“A feira busca estimular a pesquisa e a investigação científica, promover a criatividade, a inovação e o senso crítico, valorizar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores, que estarão expostos em estandes para compartilhar as práticas pedagógicas que se destacaram”, afirma a supervisora de ensino, Eloisa de Toledo Cruz, que faz parte da comissão organizadora da feira.

Os projetos inscritos na feira foram divididos em duas categorias: Manduri (para alunos do Jardim I ao 2º ano) e Bugia (para alunos do 3º ao 5º ano e da EJA). A avaliação das propostas foi conduzida por uma comissão julgadora composta por especialistas pedagógicos e parceiros, incluindo a empresa Colaborativa e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro. As 10 melhores propostas de cada categoria serão expostas durante a Feira Eureka. Todos os projetos que atenderam aos critérios de avaliação também serão publicados em uma revista eletrônica da feira, contribuindo para a disseminação de boas práticas pedagógicas.

A feira é realizada pela SME em parceria com as empresas Poliedro, Colaborativa, Mind Lab e ArcelorMittal.