Piracicaba foi destaque, mais uma vez, no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública

A cidade de Piracicaba foi destaque, mais uma vez, no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Os pontos que mais tiveram relevância foram a Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, no qual o município conquistou o sexto lugar nacional, subindo 36 posições, e Custo da função administrativa, sendo o sétimo lugar no Brasil.

A quinta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisou um total de 404 municípios brasileiros (7,25% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a população oficial dos municípios com base nos dados do Censo Demográfico de 2022.

Outro aspecto do ranking que a cidade teve destaque foi no quesito Endividamento: Piracicaba ocupa a posição 53 no Brasil, tendo subido 21 posições. Assim como na Qualificação do Servidor, onde Piracicaba alavancou 10 posições, ficando em 172º.

Além dos destaques, a cidade conquistou resultados importantes nos quesitos Crescimento da Renda Média do Trabalho Formal, no qual subiu 91 posições, e Crescimento do PIB per capita, subindo 277 colocações, sendo o 55º mais bem avaliado no Brasil.

EDUCAÇÃO E SANEAMENTO – No pilar de Educação, Piracicaba subiu 12 posições no estudo de Alunos em Tempo Integral na Educação Infantil; e quatro posições em Taxa de Atendimento na Educação Infantil.

Já em Saneamento, a cidade melhorou 17 posições em Perdas na Distribuição de Água e seis posições em Perdas no Faturamento de Água.

Dentre os 404 municípios brasileiros que constituem a pesquisa, Piracicaba alcançou a 30ª posição geral, pontuando ainda como o 15º município mais bem avaliado no Estado de São Paulo.

O Ranking de Competitividade dos Municípios tem o objetivo de buscar engajamento na sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil, destacando, ainda, o fomento de boas práticas para uma competição saudável rumo à justiça, equidade e desenvolvimento sustentável.

No pilar de Educação, Piracicaba subiu 12 posições no estudo de Alunos em Tempo Integral na Educação Infantil

O ESTUDO – A quinta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: Instituições, Sociedade e Economia. A primeira dimensão abordada no estudo, Instituições, é composta por dois pilares: Sustentabilidade fiscal e Funcionamento da máquina pública.

A segunda dimensão em análise, Sociedade, é composta por sete pilares: Acesso à saúde, Qualidade da saúde, Acesso à educação, Qualidade da educação, Segurança, Saneamento e, por fim, Meio Ambiente. Por último, a terceira dimensão em estudo, Economia, é composta por quatro pilares: Inserção econômica, Inovação e dinamismo econômico, Capital humano e Telecomunicações.

Equipamento usado para geofonamento; cidade melhorou 17 posições em Perdas na Distribuição de Água e seis posições em Perdas no Faturamento de Água

NOTA A NO SINCOFI E CAPAG – Neste ano, a Prefeitura de Piracicaba manteve pelo segundo ano consecutivo a nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro). O objetivo do ranking é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais enviados ao Tesouro Nacional pelos municípios. Entre as cidades de São Paulo na faixa populacional entre 100 mil e 500 mil habitantes, Piracicaba alcançou a segunda posição em qualidade das informações.

O Siconfi é uma plataforma criada pelo Tesouro Nacional onde são inseridos os relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais enviados aos municípios para o Tesouro Nacional.

Em 2024, a Prefeitura também mantém a nota A+ no índice CAPAG (Capacidade de Pagamento) da Secretaria do Tesouro Nacional. A análise é feita anualmente analisando a situação fiscal dos municípios e estados e é usada como referência para as administrações que querem contrair novos empréstimos com garantia da União.