UPA Livre atendeu usuários do SUS ao longo de 60 dias
UPA Livre atendeu usuários do SUS ao longo de 60 dias

O Programa Zera Fila da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, atendeu 3.486 pacientes por meio do projeto UPA Livre, realizado durante 60 dias, em espaço cedido pelo Tiro de Guerra (TG 02028). A ação recepcionou pacientes de todas as idades com patologias consideradas de menor gravidade, além de sintomas respiratórios, modelo este que funcionou para desafogar o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Foi encerrado no domingo, 04/08, após a diminuição dos casos.

Projeto foi realizado em espaço cedido pelo Tiro de Guerra, no bairro Morumbi
Projeto foi realizado em espaço cedido pelo Tiro de Guerra, no bairro Morumbi

Para complementar esta ação, a Secretaria de Saúde ampliou – a partir deste mês – o atendimento à população em mais de 8.200 consultas/mês em clínica médica em todas as 74 unidades de saúde da Atenção Básica de Piracicaba – Unidades Básicas (UBS) e de Saúde da Família (USF). Agora, são atendidos três pacientes agendados por hora e mais um por demanda espontânea, sem prejudicar a qualidade do serviço prestado. Assim, serão cerca de 2.100 vagas a mais por semana e cerca de 8.200 por mês, tanto em horário de rotina, das 7h às 16h, como também nas cinco unidades em horário estendido, das 18h às 20h.

Entre as ações realizadas pelo UPA Livre estava a realização de exames de sangue e testes rápidos para Covid-19
Entre as ações realizadas pelo UPA Livre estava a realização de exames de sangue e testes rápidos para Covid-19

Segundo Cláudia Souza Miranda Barros Fonseca, coordenadora médica da Atenção Básica (DAB), a iniciativa é um complemento do UPA Livre. “Este projeto ajudou a desafogar o atendimento nos prontos-socorros da cidade e dar rápido socorro aos pacientes menos graves. Para não voltar a demandar as UPAs com casos menos graves e ainda facilitar a vida desses pacientes, ampliamos o atendimento de forma espontânea, na Atenção Básica, uma vez que ela é programada para o atendimento preventivo”, destacou.

PADRONIZADO – Desde o dia 05/08, a Secretaria Municipal de Saúde padronizou o atendimento nas 54 Unidades de Saúde da Família (USFs) que agora têm novo horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, tendo as salas de vacina abertas das 8h às 15h. A mudança não afeta nenhum dos serviços prestados, dando melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde bem como ao atendimento a população.

Além disso, a SMS ainda mantém cinco unidades abertas em horário estendido para atendimento a população durante a noite. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Novo Horizonte, Vila Rezende, Piracicamirim, Centro e Parque Piracicaba seguem abertas de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, com consultas de clínico geral e de enfermagem (por agendamento e demanda espontânea).

TELEMEDICINA – Cabe reforçar que a SMS também oferece o serviço de Telemedicina, no contraturno das unidades de Atenção Básica, com o conceito de ofertar mais comodidade e segurança aos pacientes, que podem cuidar da saúde sem precisar sair de casa. A consulta pode ser realizada pelo site portal.piracicaba.sissonline.com.br – recomenda-se a utilização do navegador Google Chrome – ou pelo aplicativo do cartão Pira Cidadão de segunda a quinta-feira das 17h às 8h, sexta-feira das 17h às 7h, e sábado, domingo e feriados 24h/dia. Os serviços de atendimento médico são via internet, por videoconferência e orientação médica realizada por clínico geral e pediatra para baixa complexidade. O sistema disponibiliza de forma on-line o receituário e atestado médico, todos com validação digital, aos pacientes que utilizam a Telemedicina.