O Programa Zera Fila da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, começa uma nova etapa para atendimentos na área oftalmológica. Com o encerramento dos serviços, em julho, do Pira+Visão Mutirão de Catarata, em parceria com o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde), a partir de agora, uma nova fase começa com o Pira+Visão Catarata com a oferta de 200 procedimentos/mês aos piracicabanos em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e Hospital Regional, ambos em Piracicaba. Com isso, a espera pelo procedimento que antes do Mutirão ultrapassava 60 meses, hoje é de até três meses.
A parceria foi possível após a SMS encerrar a fila de mais de cinco anos de espera para cirurgia de catarata na cidade. Nos últimos cinco meses, foram atendidos 3.862 piracicabanos e operados 4.230 olhos. “Hoje a nossa fila está zerada. Conseguimos atender todos os pacientes prioritários e aqueles que esperavam pelo procedimento há mais de cinco anos. Os novos pacientes entram no fluxo de rotina da Atenção Secundária, por meio da Clínica de Olhos, após encaminhamento à especialidade por sua unidade de saúde de referência, também conhecido como postinho do bairro”, afirmou Rafaela Mossarelli Penedo, coordenadora da Atenção Secundária em Piracicaba.
A primeira fase do Pira+Visão Mutirão de Catarata superou as expectativas. Criada em 15/04 com a previsão de atender 1.500 pacientes até julho, a ação abrangeu 3.862 piracicabanos e operou 4.230 olhos, ou seja, realizou 157% procedimentos a mais que o esperado, assim, zerando a fila para pacientes que estavam em lista de espera. “É importante lembrar que a estrutura instalada na Estação da Paulista ainda segue atendendo os pacientes já operados da catarata na primeira fase do projeto com o atendimento pós-operatório de 7 e 30 dias. Após esse período, os pacientes que passaram por cirurgia do primeiro olho pela equipe do Mais Visão, após a alta, serão encaminhados para a Clínica de Olhos, para que sejam referenciados a fazer a cirurgia do segundo olho no AME ou Hospital Regional”, completou Rafaela.
ZERA FILA – Lançado em abril deste ano, o projeto é realizado em parceria com o Cismetro e consiste na contratação de serviços em diversas especialidades para encerrar com a lista de espera para consultas, exames e demais procedimentos represados durante os últimos anos, principalmente em decorrência da pandemia da Covid-19.
As primeiras ações do Zera Fila foi a implantação da Telemedicina; o Ônibus de Saúde Móvel da Mulher que disponibilizou 2.260 exames de mamografia e ultrassom; o Mutirão de Colonoscopia e Endoscopia que começou em junho e está realizando 500 exames por mês nestas duas especialidades na Policlínica Dr. Antônio Haddad Dib, em Santa Teresinha (rua Dino Bueno, 565, próximo à UPA Vila Sônia).