As visitas e atividades desenvolvidas têm como objetivo incentivar a curiosidade, a criatividade, o repertório cultural, o pensamento crítico, o raciocínio lógico e a imersão no conhecimento da história local, da história da arte e de suas técnicas. Conforme destaca a coordenadora do programa ETI Pira (Escola em Tempo Integral), da Secretaria Municipal de Educação, Elaine Galani Albaladejo: “Nossos alunos aprendem sobre história, ciência, arte e cultura de forma interativa e divertida. É um estímulo ao desenvolvimento de habilidades sociais e de observação, exemplificando a cultura como currículo vivo de nossa cidade. Esse projeto ajuda na formação das múltiplas dimensões, competências e habilidades de nossas escolas em tempo integral.”
Os alunos da Rede Municipal de Educação de Piracicaba estão visitando a Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, no Armazém 14A do Engenho Central, para uma experiência cultural enriquecedora. As visitas tiveram início em agosto e seguem até 31 de outubro, e ocorrem semanalmente, de terça a sexta-feira. Ao todo, serão recebidos 1.287 alunos do Ensino Fundamental, matriculados no integral e complementar, divididos em turmas.
As visitas incluem as exposições Meu nome? Carmela e as obras selecionadas do 69º Salão de Belas Artes de Piracicaba, com trabalhos de 19 artistas, totalizando 46 obras entre pinturas, desenhos nas técnicas de óleo sobre tela, nanquim, pastel, esculturas e outros materiais.
Aluno da Escola Municipal Prof.ª Ilda Jenny Stolf Nogueira, Arthur Léo de Souza, 10 anos, contou que gosta de ir em museus, pois tem interesse pelas artes. “Eu gosto muito de ver esculturas, e gosto de pintar”. Algumas das obras o surpreenderam por serem muito realistas. “Parece até foto”, comentou. Apesar do gosto pelas artes, Arthur revelou que não pretende ser artista no futuro. “Na verdade, eu quero ser jogador de futebol. Mas eu acho muito bonito ver o quanto as pessoas se esforçam para fazer esses quadros. Isso me inspira também para ser um jogador e uma pessoa melhor”, concluiu.