A transição gradativa dos veículos da Rápido Sumaré, empresa que assumiu a operação do transporte coletivo em Piracicaba, completou um mês com 13 linhas com novos ônibus no município. O processo de transição começou no dia 07/07 e teve início pela linha 444 – Sônia/TCI, por ser considerada crucial e a que possui maior quantidade de veículos. No dia 11/08, mais duas linhas passam a operar com os novos veículos: linha 210 – Unileste/ TCI e linha 414 – Ipês/ TVS. No dia 12/08 é a vez da transição da linha 1200 – Paulicéia/ Sônia. As mudanças estão previstas para serem finalizadas até dia 29/09.
A Rápido Sumaré já está operando na cidade as linhas: 107 – Cristóvão Colombo (via Centro Cívico), 119 – Godinhos, 203 – Jardim Noiva da Colina/TPI, 212 – Hospital Regional/TCE, 230 – Reserva Taquaral/TCE, 240 – Cecap/TCI via TPI, 301 – Paulicéia/TCI, 317 – Jardim Paraíso/TPA, 325 – Santa Fé, 444 – Sônia/TCI, 505 – Uninorte, 801 – São Jorge/TCI via Praça Takaki, e 802 – São Jorge/TCI via Jd. Planalto.
Até que a Rápido Sumaré assuma integralmente as operações do transporte coletivo e do transporte especial Elevar, o serviço seguirá sendo oferecido também pela TUPi Transportes. Os cartões de transporte atuais dos usuários continuarão válidos e poderão ser utilizados normalmente mesmo após a conclusão da transição. Também não haverá mudança de itinerários e horários.
NOVA FROTA — Os veículos terão monitoramento por câmeras em seu interior e sistema de rastreamento (GPS) e serão monitorados em tempo real pela Central de Controle Operacional (CCO) da Semuttran. Parte dos veículos ainda será equipada com ar-condicionado, sendo aqueles que realizam as linhas troncais (entre terminais): 240-Cecap/TCI, 444-Sônia/TCI, 301-Pauliceia/TCI, 801 e 802 – São Jorge/TCI.
A empresa será responsável, ainda, pela construção da garagem e da manutenção dos terminais. A empresa vai operar tanto as linhas urbanas e rurais quanto o Transporte Especial Elevar, que será ampliado, serviço esse destinado a pessoas que usam cadeira de rodas. Os veículos deverão ter idade média de cinco anos e idade máxima de dez anos.
O modelo dos veículos segue também as normas de controle de poluição do ar (Proconve P8), que reduzem, em média, 75% as emissões de poluentes atmosféricos.
Os 206 veículos que integrarão a nova frota em Piracicaba atendem à legislação federal, sendo 100% acessíveis e com plataforma elevatória para pessoas com deficiência (PcD) que utilizam cadeira de rodas, além de dispositivos internos que facilitam a acessibilidade, como assento para pessoas com deficiência visual com cão guia, local reservado com cinto de fixação para cadeira de rodas, botão de acionamento de campainha acessível e piso dos ônibus revestido com material antiderrapante. Os ônibus também serão equipados com wi-fi (internet sem fio) e entradas USB.